O que faz um oficial de justiça

Antes de estabelecer o que faz um Oficial de Justiça é importante referir que houve uma alteração de nomenclatura por parte da Justiça Federal. Assim, para a Justiça Federal e alguns Estados é o Analista Judiciário de Execução de Mandados que exerce a função de Oficial de Justiça, fazendo com que “Oficial de Justiça” seja a função de quem exerce o cargo e não o nome do cargo em si. No entanto, nem todos os Estados adotaram a alteração da nomenclatura.

Para exercer funções como Oficial de Justiça o indivíduo deve ser graduado em Direito e prestar concurso público para Analista Judiciário de Execução de Mandados ou Oficial de Justiça (dependendo do Estado). Obtendo aprovação de títulos e provas, o indivíduo é então vinculado ao Poder Judiciário do Estado e passa a exercer as funções inerentes ao cargo.

Entre as principais atividades de quem exerce funções de Oficial de Justiça estão: execução de ordens judiciais; estar presente em audiências; efetuar avaliações; fazer citações, prisões, penhoras, arrestos e outras diligências inerentes ao seu ofício.

Em termos de remuneração os valores variam consoante o Estado. No entanto, a média do salário base ronda R$ 3.000,00, mas o profissional tem ainda benefícios e bônus que, por norma, fazem com que o valor final seja o dobro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>