O que faz um neurologista

O neurologista é um médico especializado nos distúrbios estruturais do sistema nervoso, sendo, por isso, o profissional médico que estuda o sistema nervoso – central, periférico e autônomo -, as suas relações e os seus transtornos. Assim, o neurologista é quem diagnostica e trata todas as doenças relacionadas com o sistema nervoso, seus revestimentos, que são os vasos sanguíneos, e os seus tecidos efetores, que são os músculos.

Para poder ter acesso ao exercício da profissão de neurologista no Brasil é necessário curar medicina, cumprir os três anos de residência médica e, por fim, prestar prova em um concurso que é promovido pela Academia Brasileira de Neurologia.

Sendo o neurologista um médico que se especializa em neurologia, ele está apto para diagnosticar, tratar e investigar distúrbios neurológicos. Por isso, além de atuar em ambiente médico e hospitalar, o neurologista também tem competências para atuar na área da investigação, com pesquisas e ensaios clínicos na sua área ou em áreas científicas básicas da medicina.

Alguns exemplos de doenças e distúrbios que são do âmbito de tratamento neurológico são: epilepsia, cefaleias, distúrbios do sono e distúrbios dos movimentos, malformações congênitas do sistema nervoso e deficiências mentais, infecções neurológicas, doenças degenerativas de foro neurológico, entre outros.

É importante salientar que o neurologista não tem formação cirúrgica, por isso, o profissional habilitado a tratar doenças e distúrbios neurológicos que necessitam de tratamento cirúrgico é o neurocirurgião, que é o correspondente cirúrgico do neurologista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>