O que faz um médico obstetra

Esse profissional será responsável por acompanhar o processo de reprodução e gestação da mulher, no aspecto fisiológico e patológico. O médico obstetra também é geralmente o ginecologista, que cuida das particularidades do corpo da mulher.

Para as gestantes, é muito importante escolher um médico obstetra de confiança, já que ele fará todo o acompanhamento da gestação, desde o desenvolvimento do feto até o momento do parto. Ele é quem solicitará os exames pré-natal e fará o tratamento de alguma doença que por ventura venha a aparecer no momento da gestação, ou então indicará a gestante para o médico apropriado.

Para ser um obstetra, é fundamental ter as seguintes características: paciência, responsabilidade, sensibilidade, discrição, equilíbrio emocional. Além disso, esse profissional dará todo o suporte emocional para a gestante, e é fundamental entender também de psicologia.

As principais atividades de um obstetra englobam:

  • Consultas;
  • Exame pré-natal;
  • Acompanhamento da saúde do feto;
  • Tratamento de doenças com remédios específicos para gestantes;
  • Procedimentos para o momento do parto.

Um médico obstetra pode trabalhar tanto em hospitais da rede pública, quanto da rede privada. Além disso, também pode abrir o seu próprio consultório e fazer atendimento particular ou através de planos de saúde. No caso da rede pública, é necessário prestar concurso para atuar dentro dos hospitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>