O que faz um médico imunologista

Um médico imunologista é o que trata das doenças do sistema imunológico, ou seja, dos órgãos que protegem as doenças do corpo humano. Existem vários exames que irão auxiliar esse profissional, avaliando o estado em que se encontra o organismo, para então fazer o diagnóstico correto.

Algumas vezes esse profissional é confundido com o alergista, mas há grandes diferenças entre os dois. O alergista trata também do sistema imunológico, mas da reação do organismo a substâncias consideradas estranhas. O imunologista trata dos órgãos responsáveis pela proteção do corpo humano, podendo também tratar alergias.

Para diagnosticar uma doença do sistema imunológico, o médico precisará conhecer um pouco mais da rotina do paciente. Dentre elas, constam os hábitos alimentares, de higiene, o ramo de atividade que a pessoa trabalha, dentre outros. Também será importante informar casos de doenças na família, já que algumas doenças podem ser hereditárias.

Para atuar como médico imunologista é necessário pelo menos 11 anos de estudo. Esse tempo engloba a faculdade de Medicina, que em geral dura 6 anos mais 2 anos de residência em clínica médica e em seguida uma especialização de 3 anos em imunologia. Também é preciso se manter constantemente informado sobre as novidades na área a ser trabalhada, através de seminários, palestras e cursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>