O que faz um médico do trabalho

A saúde é o bem mais importante de um trabalhador, que é por sua vez o recurso mais importante de uma empresa (o chamado “recurso humano”). Cabe ao médico do trabalho garantir ao empregador que o profissional que esta sendo contratado ou promovido tem plenas condições de saúde para desempenhar suas funções, e garantir ao empregado que sua saúde não corre riscos durante a execução de seus serviços.

A Medicina do trabalho ou medicina ocupacional é uma especialidade da medicina, com cursos específicos voltados para a área, voltada integralmente a preservação da saúde do trabalhador, bem como sua promoção, evitando acidentes no ambiente de trabalho. Todos nós já conhecemos um “médico do trabalho”, seja no momento feliz de nosso “exame admissional” num novo emprego, ou no infortúnio do “exame demissional”. Mas esses profissionais também fazem exames regulares, algumas vezes até mesmo semestrais, para garantir integralmente aos trabalhadores sua saúde ocupacional.

Salário inicial
A média salarial inicial varia entre R$ 2.000,00 e R$ 4.000,00, dependendo da experiência e do porte da empresa em que o profissional irá atuar.

O que estudar?
O interessado deverá buscar um curso superior em medicina do trabalho, e estar disposto a constante atualização profissional, participando de seminários e cursos de especialização da área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>