O que faz um leiturista

Existem certas profissões que, apesar de sabermos que existem, nem sempre sabemos o nome que lhe é dado. No caso dos leituristas, isso é um fato. O leiturista é o profissional que vai até às residências fazer a leitura do dos dados que se referem ao consumo de determinado produto.

Assim sendo, um leiturista vai até ao local onde existe determinado serviço instalado, obtém os dados registrados, faz o registro dos dados que obteve e repassa à área competente, que será a área que irá proceder a faturação daquilo que foi gasto pelo consumidor, de acordo com os dados existem no relógio.

Por isso, esses profissionais são bastante utilizados por empresas que oferecem produtos de consumo e fornecimento ininterrupto, como as de fornecimento de água e de luz, dado que é necessário que haja um controle, feito através de medição ou leitura, uma vez que a cobrança deve ser proporcional ao gasto que foi feito pelo consumidor.

Existem alguns cursos que oferecem formação específica para leituristas. No entanto, a formação oferecida se prende com a utilização de novas tecnologias usadas atualmente para facilitar o trabalho desse profissional, como equipamentos de leitura mais avançados e impressoras portáteis, que permitem a entrega da fatura no momento da leitura dos dados. Por isso, o ingresso nesses cursos não dá acesso à profissão, tendo um melhor uso para profissionais que já se encontram no mercado de trabalho e pretendem aprimorar os seus conhecimentos relativamente ao uso de novos equipamentos que auxiliam a leitura.

1 Comentário

  1. fank

    22 de fevereiro de 2013 às 11:42

    qual o nome da área q atua esses leituristas dentro das empresas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>