O que faz um gestor público

Apesar de ser uma carreira que cada vez atrai mais pessoas, as funções de gestor público ainda não são claras para a maioria das pessoas.

A qualificação necessária para exercer essa profissão passa pelo curso superior em Gestão Pública, onde o indivíduo estuda temas relacionados com as áreas de Administração e Gestão, Contabilidade e Economia, Pesquisa e Quantificação de Dados, bem como temas do domínio do Direito, tais como a Legislação e a Constituição, sendo que todo o objeto de estudo é visto sob o prisma público, capacitando o profissional para agir no âmbito governamental e administrar organizações públicas.

Se tratando de uma carreira que incide no setor público, o seu crescimento encontra um grande potencial no Distrito Federal, por ser a capital do país, mas não se restringe a essa localização geográfica. As áreas de atuação que se destacam na capital estão ligadas à consultoria e a carreira por meio de ingresso direto em organizações públicas.

Além dessas duas atuações, o Gestor Público pode atuar como analista de contratos, políticas financeiras, projetos públicos de investimento, taxas de juros, estatísticas econômicas e financeiras, cenários econômicos, políticas monetárias em geral; pode atuar como elaborador de projetos para planejar, aplicar e avaliar o orçamento público, bem como políticas de comércio exterior e políticas fiscais e tributárias. Além disso, um Gestor Público é capaz de prestar assessoria sobre questões econômicas relacionadas com o setor público ou contas públicas, fazer estudos de mercado e emitir pareceres políticos, econômicos e legislativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>