O que faz um gestor de TI

Não é nenhuma novidade que as carreiras ligadas às tecnologias da informação estão em franca expansão, por isso mesmo surgem algumas dúvidas sobre os cargos ligados a essa área do conhecimento, como é o caso do gestor de tecnologias da informação.

Essa profissão se dedica ao gerenciamento de informações em redes de computadores, por isso está ligada às graduações em Ciências da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação.

Entre as funções de um gestor de tecnologias da informação estão o gerenciamento das atividades ligadas à área de informática, como desenvolvimento e integração de sistemas, e elaboração de projetos visem facilitar o funcionamento do negócio de acordo com as necessidades da empresa e àquelas apresentadas pelos seus clientes. Também é da responsabilidade do gestor de TI a coordenação de equipes, a negociação de consultorias, a elaboração de estratégias de contingência e de segurança, etc.

Assim sendo, um gestor de tecnologias da informação é um profissional que, além de ter um vasto conhecimento técnico relacionado com o funcionamento de redes e sistemas, bem como hardware e software, deve ser um indivíduo sempre em busca de aperfeiçoar e reciclar os seus conhecimentos e em busca de conhecimento acerca de novas tecnologias. Dessa forma, a formação contínua, com grande ênfase para as pós-graduações, é sempre um bônus.

Além disso, uma boa capacidade em gestão de recursos, tempo e pessoas é fundamental para que o gestor de tecnologias da informação seja capaz de cumprir as funções exigidas pelo cargo de forma plena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>