O que faz um gerente de vendas

O vendedor é aquele profissional responsável por identificar o produto oferecido pela empresa com o cliente, convencendo-o a adquirir tal produto. Essa atividade está cada dia mais sofisticada e a “arte de vender” refinou-se, exigindo do profissional formação constante e profundo conhecimento tanto do produto oferecido quanto do mercado e do perfil do consumidor final. Cabe ao gerente de vendas a supervisão de todo o processo que envolve a equipe de vendas, desde a garantia de que seus vendedores terão todas as condições necessárias para fazer seu trabalho até a responsabilidade pela satisfação do consumidor.

O gerente é o responsável por uma equipe de vendas, que pode chegar a contar com quarenta profissionais. As tarefas de sua equipe não restringem-se apenas a vender produtos de uma empresa. Os vendedores têm de prospectar novos clientes, garantir a fidelidade dos já conquistados, e cumprir uma série de metas definidas pela direção da empresa.

É o gerente que coordena as atividades de toda a equipe, motiva e cobra seus membros, planeja e organiza o treinamento constante dos vendedores, providencia o atendimento imediato e satisfatório aos clientes, antecipa demandas, orienta o comportamento da equipe, visita grandes clientes e locais de venda, entre outras coisas.

Salário inicial
Um profissional com larga experiência ganha a partir de R$ 3.000,00. Mas o salário base pode ser menor, acrescido de comissões sobre as vendas da equipe.

O que estudar?
Geralmente um gerente de vendas começa sua carreira como vendedor, portanto esse cargo não exige necessariamente formação superior. Entretanto, cada vez mais as empresas vêm exigindo formação superior em áreas como administração de empresas, economia, marketing, direito ou contabilidade. De qualquer modo, o investimento em cursos de técnicas de vendas, e aprofundamento no conhecimento das marcas oferecidas é fundamental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>