O que faz um gerente de trade marketing

Se o marketing é a área responsável pela adequação dos produtos e serviços as necessidades dos clientes, garantindo assim maior visibilidade das marcas e melhoria dos lucros, o trade marketing é um ramo ainda mais específico dessa atividade, respondendo por essas atividades junto ao consumidor final do produto, muitas vezes diretamente nos pontos de venda.

O gerente de trade marketing discute os planos das marcas em conjunto com equipes como Marketing e Vendas, com a finalidade de melhorar as formas de convencimento de suas marcas ante o consumidor varejista. Ele gerencia uma equipe responsável pelo entendimento do comportamento do consumidor, planeja calendários de negociações com varejistas (redes de lojas, por exemplo), desenvolve ferramentas de divulgação do produto (propagandas direcionadas e até brindes), organiza o material do ponto de venda (por exemplo, as barraquinhas que vemos com frequência em supermercados), entre outras coisas.

Mas a função do gerente de trade marketing (e da área como um todo) não pode ser confundida apenas com a exposição e divulgação das marcas ou produtos. Esse profissional é aquele que identifica as tendências do mercado, os gostos do consumidor, as demandas imediatas. Portanto, é necessária uma constante atualização dos conhecimentos e sintonia com as marcas e seus consumidores finais.

O que estudar?
Cursos como publicidade e propaganda são as principais opções, mas cursos superiores na área de Design, com foco em Design de Produto, por exemplo, estão em ascensão no mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>