O que faz um gerente de relacionamento

Uma das novas profissões em ascendência no mercado, o Gerente de Relacionamento em TI, ou simplesmente Gerente de Relacionamento é o profissional responsável pela articulação das novas Tecnologia da Informação dentro do ambiente corporativo. Em suma, é ele quem garante que a área de TI se comunicará perfeitamente com o resto da firma.

Profissão desafiadora, cabe ao gerente de relacionamento otimizar todos os pontos relacionados a Tecnologia da Informação dentro de uma empresa, o que envolve clientes, funcionários terceirizados, usuários internos dos sistemas, áreas de negócios entre outras.

Cabe ao Gerente de Relacionamento o conhecimento de toda estrutura organizacional da Tecnologia da Informação de uma empresa, o que envolve os planos de negócio, planejamento estratégico (de uma maneira geral) e planejamento estratégico específico da área de TI. Esse profissional deve vivenciar a área, para facilitar a comunicação entre os diversos setores da empresa. Deve lidar com os diversos tipos de usuários e desenvolvedores dos sistemas, facilitando a comunicação entre eles, o que otimiza a resolução de problemas e mesmo antecipa demandas. Ele também avalia o desempenho dos processos operacionais, tornando a área de TI mais dinâmica e arrojada.

Salário inicial
Por se tratar de uma função nova, os salários iniciais variam muito em relação ao porte das empresas contratantes.

O que estudar?
O nível superior é imprescindível, mas uma formação multidisciplinar é requerida. Se o candidato for formado em alguma área relacionada a Tecnologia da Informação, deve especializar-se em algo com marketing ou gestão, e vice-versa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>