O que faz um gerente de recursos humanos

O gerente de recursos humanos, ou gerente de RH, é o profissional responsável por planejar e administrar a rotina dos empregados de uma determinada empresa.

Ele é o responsável por criar um ambiente que estimule a competitividade e a produtividade, visando assim a satisfação de empregados e empregadores e o aumento de lucros.

Este profissional desenvolve atividades em equipe, oferece treinamento e define políticas e procedimentos de recursos humanos.

Para ocupar tal cargo, o candidato precisa ser graduado em Administração de Empresas ou ainda em Psicologia.

É importante que o candidato tenha espírito de liderança e capacidade de trabalhar em equipe.

A área de atuação se concentra em empresas públicas e privadas e o salário gira em torno dos 3.500,00 reais mensais.

16 Comentários

  1. angela

    31 de janeiro de 2011 às 19:40

    adorei a materia

  2. Isaak Fernandes

    21 de maio de 2011 às 21:47

    eu estou estudando sobre isso com o grupo hsbc na escola adorei

  3. Cristina Ribeiro

    18 de agosto de 2011 às 1:12

    Mas porque um profissional de Pscoligia pode ser gerente de RH? As grades de estudo não são diferenciadas,,,? Estudo Gestão e Tec. de RH…..como um psicólogo entenderia sobre gestão?? ele não estuda disciplinas relativas apenas ao modo de pensar e agir do ser humano?? como ele pode dirgir este cargo de gestão…entender as estratégias e ferramentas??

  4. Fernando

    10 de outubro de 2011 às 14:57

    Cristina, acredito que você ainda deve estar no inicio do seu curso e também não tenha experiência nesse mercado. Mas para us ainformação, um Psicólogo estuda gestão sim, esta disciplina está voltada especificamente a área de recursos Humanos, e em algumas universidades é obrigatória e em outras facultativa a escolha do aluno.
    Mas para ser um gerente de RH qualquer profissional também precisa de um pós graduação para se aprimorar.

    Agora cabe uma dica, como profissional da área de recursos humanos você deveria ter mais informação e menos preconceito. Eu poderia lhe julgar dizendo apenas que um psicólogo estuda para se formar 5 anos enquanto um tecnólogo 2, qual teria mais embasamento?

    Mas não farei isso, pois não é o tempo que define a competência.
    Abraços

  5. ramon gaustavo

    1 de dezembro de 2011 às 13:01

    Na verdade Recursos Humanos e baseado totalmente em psicologia, pois trata diretamente com o publico sobre as questes empresariais… Não fosse pela parte contábil, não existiria nenhuma diferença !!!

  6. Iago

    1 de dezembro de 2011 às 23:28

    Eu só posso iniciar o curso de gestao rh após fazer adm ou psicologia, ou apenas fazer o curso de gestao em rh já é o suficiente para trabalhar nessa area?

  7. Paula

    5 de janeiro de 2012 às 0:50

    Olá sou formada em Psicologia e recebi um convite para atuar com o RH de uma pequena empresa.

    Serei a única responsável pelo setor e o foco será na gestão de pessoas.

    Eu teria que ser registrada como Gerente de RH ou Analista de RH]

    Desde já agradeço pelo esclarecimento.

  8. JOSE ANGELO FURLANETO

    1 de junho de 2012 às 21:34

    Depois de muitos tempo de trabalho, tenho uma objeção com relação ao formato que se convencionou para contratação de pessoal e recrutamento de talentos nas empresas, levando como base o seguinte:
    -Tenho lido muitas histórias de empresários e empreendedores de muito sucesso, que são referência em suas áreas de atuação, 90% deles tem algo em comum:
    “Já foram funcionários de empresas e passaram despercebidos pelas organizações aonde trabalharam.” Porque será que ninguém os percebeu ?? Porque não tinham curso superior, porque não falavam inglês ou porque não tinham carrões para chamar a atenção ???
    Os profissionais de RH será que conseguem detectar dons naturais para se exercer uma profissão ou se limitam em grau de escolaridade e cursos realizados ?

  9. suis

    6 de agosto de 2012 às 0:33

    Nesse caso quem cursou gestão de Rh fica em desvantagem pq com certeza entre um curriculo de psicologo e um de GRH vão escolher o de psicologo por ele ter um conhecimento maior isso é cruel

  10. Cristiane

    26 de setembro de 2012 às 16:52

    R$ 3500,00 seria um salário para analista. O cargo de Gerente de Rh está na faixa acima de R$ 15.000,00.

  11. Liliane

    5 de janeiro de 2013 às 13:50

    Suis, Lí vários artigos que as empresas ainda preferem o GRH ao psicologo. Aí depende do profissional mostrar o seu trabalho.

  12. Alessandro

    26 de fevereiro de 2013 às 8:58

    A discussão aqui esta comparando coisas muito diferentes. A grande sacada do mercado de trabalho mesmo na area de Gestão de Pessoas, esta no aprimoramento dos conhecimentos e na genaralidade destes conhecimentos. Há um velho ditado que diz que o Especialista é um coitadinho que so sabe fazer uma coisa … Sejamos Psicologos, Tecnologos ou Administradores… nunca poderemos parar no tempo…

  13. Alessandro

    26 de fevereiro de 2013 às 9:03

    Assim como um diretor de cinema o segredo esta em conhecer todas as fases do negocio… saber onde começa e onde termina a sua gestão de acordo como negocio do qual voce fará parte. E desta forma que um diretor de cinema sabe qual o ator que deve protagonizar o seu filme… mesmo que este ator não tenha conhecimentos especificos na area, aquele que conhece o processo e domina a seu negócio saberá reconhecer um talento…
    Volto a dizer a Genialidade esta na Generalidade….

  14. Leila

    11 de abril de 2013 às 12:21

    Sou analista de RH Pleno, já passei pelos processos de admissão, benefícios, férias, afastamentgos, demissões, medidas disciplares, focal de auditor interno da minha área, (realizado curso de auditor interno), e gostaria de assumir cargo de Coordenação, o que faz um Coodenador exatamente, sei que o nome já diz, coordena sua equipe, cobra indicadores, acompanha negociações de intidades sindicato, e outros, o que é essencial o para ser um bom Coordenador para sua equipe e a organização?

  15. Guilherme Soares

    24 de abril de 2013 às 13:35

    Acredito que essa discussão sobre quem é melhor (Psicologia ou GRH) é extremamente desnecessária, conheço tantos psicólogos péssimos como conheço vários Gestores de RH horríveis, na verdade o que define é a sua competência, tenho apenas 22 anos, sou formado em GRH com Pós em Gestão de Pessoas e Coaching e sou Gerente de RH de uma Micro Empresa, ter ou não psicologia em meu currículo nunca me atrapalhou, inclusive logo após terminar o mestrado em Adm, vou fazer a graduação em psicologia.

    Acredito que as duas profissões nas empresas se complementam.

  16. Luiz Vieira

    7 de novembro de 2013 às 10:42

    Bom dia:
    Gostaria de saber quem tem o poder de demidir um funcionário?, pois penso que esta avendo um equivoco com relação a gestor de rh e chefe imediato. Vejo muita gente referênciando o rh e esquecendo de dar atenção ao seu gerente de setor e as vezes ate mesmo o chefe geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>