O que faz um gerente de produção

A principal atividade do gerente de produção é garantir que os produtos que sua empresa está fabricando estão sendo construídos dentro das regras estabelecidas, na quantidade exigida pela demanda, dentro do orçamento que a empresa possui, prazos de entrega de determinada quantidade de produtos e se os produtos fabricados estão atingindo o nível de qualidade esperado pela empresa (essa tarefa geralmente é conduzida junto com o setor de garantia de qualidade, que conhece as regras da empresa em todos os detalhes).

Durante a produção de um produto há diversas fases. O gerente de produção, além de garantir que os produtos sejam entregues no prazo, tenta sempre achar pontos nesse processo todo visando a diminuição de gastos. Essa otimização pode acontecer ao se trocar maquinário antigo por um mais atual e que fique menos tempo parado para concertos, ou mesmo treinamento de funcionários para que produzam mais. O gerente de produção tem a responsabilidade de supervisionar esses funcionários, cuidando de detalhes como sua escala de trabalho. A empresa geralmente possui metas a serem cumpridas, e o gerente de produção participa dessa decisão. Toda empresa que produz ou vende determinados produtos pode precisar de um gerente de produção.

Salário inicial

Cerca de R$ 3.300,00.

O que estudar?

Depende da área em que a empresa atua, mas a formação em Administração é importante para o crescimento da pessoa.

12 Comments

  1. JOSE ANGELO FURLANETO

    1 de junho de 2012 às 21:24

    Tenho 45 anos, atuo como Gerente de Produção faz 13 anos e sempre fui bem remunerado e tive sorte com bons empregos, porém no momento vejo que o exercício desta função está sendo inviabilizado pelos baixos salários oferecidos e pela exigência de qualificações que se deve ter para ocupar o cargo. Se fizermos um comparativo de quanto se deve investir para obter todas estas qualificações, o salário oferecido atualmente não é digno de recuperar ao menos o investimento, lembrando que um GERENTE DE PRODUÇÃO na prática absorve toda a cobrança e responsabilidade por resultados, metas, prazos, e geralmente é o primeiro a chegar e o último a sair da empresa, acompanhar turnos fora de hora, horas extras, etc….

  2. Astor

    6 de julho de 2012 às 16:40

    Eu compreendo todas as ideias citadas acimas, mas uma boa formação para um Gerente de Produção, pode ser vista e compreendia a Engenharia de Produção, a mesma capacita o Gerente para todas as atividades relacionadas a produção, desde o manejo dos produtos até a gestão de pssoas dentro da empresa.

  3. JONATHA SANTOS

    24 de setembro de 2012 às 11:23

    Vale lembrar tambem que atualmente no mercado uma formação boa para esse tipo de exigênçia são os cursos de graduação tecnológica que é uma boa escolha para quem quer buscar conhecimento rápido e menor gastos. Tenho 24 anos trabalho como gerente de produção a pouco tempo e estou cursando o curso de tecnologia em automação industrial que recomendo para as pessoas que buscão uma formação e conhecimento rápido.

  4. Valéria

    24 de outubro de 2012 às 22:40

    Passei num concurso cujo cargo é analista patrocínio pcp e vendas, mas ainda não fui convocada. Se eu fizer uma pós em gestão de varejo no senac serei valorizada pela empresa? Sou formada em letras não tendo nada haver com o cargo e é por isso que penso em me especializar em gestão. Quem puder me orientar, ficarei grata.

  5. Clara Dias

    29 de dezembro de 2012 às 20:31

    Tenho 25 anos,sempre trabalhei no comércio com meus pais, tentei outras profissões
    mais não deu certo, como sou muito esforçada fui convidada para trabalhar como gerente de produção de um fábrica de água, estou um pouco insegura.Gostaria de algumas dicas para iniciar o trabalho com resultados.

  6. Douglas

    19 de fevereiro de 2013 às 13:54

    tenho 25 anos e sou bacharel em contabilidade, já trabalhei 2 anos como líder de manutenção sabia tudo sobre o meu cargo e agora estou trabalhando como gerente de produção a pouco tempo, tenho varias duvidas sobre o cargo se tiver como me ajudar agradeço.

  7. wellington padilha acunha

    22 de maio de 2013 às 21:33

    quero aprender mais sobre esse cargo preciso de informações

  8. daniel douglas

    7 de junho de 2013 às 19:43

    Bom pessoal, sou Gerente de Produção no setor industrial de construção civil.O que tenho a dizer da função: Sou responsável por cuidar do processo de fabricação, desde a escolha da melhor matéria prima ate a expedição do produto final, sempre prezando pela qualidade, sem aumentar os gastos ou seja, otimização da produção.Também deve-se ter facilidades de relações pessoais e interpessoais, facilidade de comunicação estar sempre atualizado dentro do seu segmento e sempre buscar novas ideias, ser criativo é essencial.

  9. carlos

    2 de julho de 2013 às 19:41

    ola,
    sou supervisor de produção e trabalhei muitos anos como gerente de produção,o gerente de produção alem de todos os conhecimentos dos processos da empresa que gerencia tais como produção,qualidade,manutenção,logistica,tem que ter uma boa experiencia em gestão de pessoas(ou gestão por resultados)deve ter bons conhecimentos em rh,atuar como suporte para area comercial,algumas noções administrativas,e de quebra ter boas noções em gerenciamento de projetos,lembrando que custos,melhorias,otimizações tem que esta presente em seu curriculo como arma de frente.

    boa sorte.

  10. Vera Lucia

    2 de janeiro de 2014 às 9:56

    Olá,

    Sou funcionária da atual empresa ha 13 anos sempre atuando na area adm., e há 04 meses este como Gerente de Produção, onde acontece exatamente o que o nosso colega José Angelo comenta onde hoje trabalho bem mais fazendo horas extras, feriados e sou mto mais cobrada e cobro mto mais, mas me perco pois não sei como chegar no meu Administrador e cobrar por isso, preciso de uma orientação.

  11. Maurício

    28 de abril de 2014 às 23:42

    Olá, estou cursando o 3º Semestre em Tecnólogo em Produção do Vestuário na instituição de ensino no SENAI e aprendendo muito em Gestão da qualidade, Fluxo de processo, logística interna e outras complementares. Recebi uma proposta pra Gerente de Produção e estou com medo de chegar chegando, tenho 23 anos e morrendo de medo, sou um bom aluno, mas sei la, é uma oportunidade que nao posso deixar passar, pois vai ser importante pro meu futuro, o que fazer ?

  12. Liezia

    9 de outubro de 2014 às 15:55

    Eu estou querendo me qualificar mais nesta função

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>