O que faz um gerente de planejamento financeiro

O gerente de planejamento financeiro é responsável pelo desenvolvimento e implantação de todas as questões econômicas e fiscais da empresa. É o profissional que mede a “saúde” da empresa, ou seja, como estão as finanças. Para isso, o gerente de planejamento financeiro deve desenvolver relatórios que demonstrem esse estado atual da empresa. Em caso das finanças estarem mal, pode sugerir alternativas para economizar. Caso esteja boa, a empresa pode investir e acabar crescendo um pouco mais.

Quando a empresa pretende fazer novos investimentos, o gerente de planejamento financeiro deve avaliar o projeto e verificar se realmente se adequam às necessidades, e principalmente se a execução desse projeto não irá prejudicar o equilíbrio financeiro da empresa. Em caso de saldo negativo, o gerente deve propor medidas que sanem esse problema. Para isso, deve investigar que gastos da empresa podem ser cortados sem afetar a produtividade, tentando sempre otimizar os custos de toda a empresa. Empresas de médio e grande porte possuem gerentes de planejamento financeiro, e a experiência (além de uma boa formação) é essencial para desempenhar bem a função.

Salário inicial

Cerca de R$ 5.000,00, podendo chegar a cerca de R$ 18.000,00.

O que estudar?

Áreas relacionadas com matemática e finanças, como o próprio curso de Matemática e Estatística, ou ainda Administração, Economia e Ciências Contábeis. Língua inglesa ou espanhol. Informática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>