O que faz um gerente de operacional

Não muito tempo atrás, um gerente poderia ser descrito com uma simples definição de dicionário “aquele que gerencia”. Nos últimos tempos, com a diversificação e globalização das empresas, a gerência tornou-se algo mais complexo e dos gerentes exige-se o dinamismo de quem esta qualificado para atuar no concorrido mundo corporativo de nossos dias.

O gerente de operacional é o encarregado pela administração das operações de uma empresa ou indústria. Existem vários tipos de “operacional”, desde uma cadeia de produção até o conjunto das operações financeiras de um banco. De uma maneira geral, entende-se por “operacional” qualquer área corporativa que inclua certas rotinas reincidentes, caracterizada por uma “linha de produção”, que tem em uma de suas pontas o cliente e na outra a empresa ou indústria responsável por atender-lhe as necessidades. Cabe ao gerente de operacional zelar pelo bom funcionamento dessa linha de produção, garantindo que os vendedores ou representantes da empresa tenham total condição de atender as necessidades dos clientes.

Dada a diversidade de atribuições requeridas do profissional, o gerente de operacional deve ser uma pessoa versátil e de bom relacionamento. Terá vários funcionários sob sua supervisão, terá de lidar com prazos muitas vezes apertados, e responder por qualquer falha em sua linha.

Salário inicial
Para a gerência costuma ser necessária experiência ou progressão na carreira. Um “Gerente Júnior” ganha, em média, entre R$ 2.000,00 e R$ 2.500,00.

O que estudar?
Procuram-se por profissionais com nível superior, preferencialmente em administração de empresas.

1 Comentário

  1. amanda cristina de paula gonçalves

    30 de julho de 2012 às 14:31

    muito obrigado isso irá contribuir para minha apresentação de plano de negocio. tudo é muito bem explicado parabens para voces;

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>