O que faz um gerente de contas

O gerente de contas é um profissional responsável pelo atendimento a determinados clientes. Esses clientes geralmente são empresas ou clientes individuais muito importantes. O gerente de contas trabalha como um intermediário entre esses clientes e a empresa em que atua, fazendo a ponte na resolução de problemas, na negociação de contratos, proposição de propostas para o cliente. Empresas de todos os portes que fornecem produtos ou serviços para outras empresas (ou com o governo) geralmente necessitam de profissionais responsáveis pelo cuidado com esses clientes. O gerente de contas possui geralmente uma equipe que o auxilia no trabalho, sendo sua responsabilidade orientar essa equipe, dar dicas, fomentar a busca por novos clientes, entre outras atividades.

Algumas empresas muito grandes tem equipes de help desk, e o gerente de contas também tem a incumbência de gerenciar essas equipes, pois elas estão lhe dando justamente com os clientes que possuem contas com a empresa. Quanto a essa busca de novos clientes, o gerente de contas é o que tem maior responsabilidade em novas prospecções. Portanto, é essencial ao gerente ter um bom conhecimento dos produtos que sua empresa fornece aos clientes. Boa comunicação também é indispensável.

Salário

Em torno de R$ 6.000,00. Algumas empresas pagam um salário fixo menor, congratulando o funcionário com bonificações de acordo com contratos fechados e seu período.

O que estudar?

A formação acadêmica depende da área em que o profissional atua. Mas há cursos que fornecem uma boa base para lidar com as tarefas, como Administração.

2 Comments

  1. Maura Berti

    9 de janeiro de 2013 às 15:50

    Prezado Sr.
    Gostei da matéria , foi bastante útil.
    Estou realizando um trabalho sobre o cargo Gerente de Contas, buscando a sua definição e atuação, interna e externa, dentro da empresa. Também preciso saber onde encontrar as empresas que já possuem este tipo de atendimento.
    É possível obter uma orientação ?
    Desde já, agradeço a colaboração.
    At.
    Maura Berti
    Cascavel-PR

  2. Andre Carlos Berberato Macedo

    25 de julho de 2013 às 10:41

    O cliente compra de quem ele confia e tem Relacionamento. Portanto capacidade de relacionamento interpessoal e empatia são o mais importante para estar nessa função. Saber usar dessas qualidades para obter informações de negócios, persuadir pessoas e influenciar compras, ficar o tempo todo dentro do cliente puxando conversa e o saco das pessoas. Será cobrado para ser amigo de todos, para ir jantar na casa dos clientes X vezes por mês, etc. Lida-se com toda a hierarquia do cliente, às vezes até a presidência. Posição muito arriscada, qualquer deslize com alguém ligam para empresa e pedem sua cabeça. Lembre-se nem Jesus agradou a todos… A medida da sua performance é o relacionamento, que é subjetivo, para você pode estar bom, para teu chefe não. Para quem gosta desse tipo de pressão, essa função é ótima…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>