O que faz um gastroenterologista

O gastroenterologista faz avaliação, tratamento e prevenção das doenças do sistema digestório. A atuação desse médico engloba todos os órgãos que podem ter infecções, tratando cada um deles individualmente ou ao mesmo tempo.

As doenças mais recorrentes que são tratadas com um médico gastroenterologista são: gastrite, úlcera, aftas, esofagite, hepatite, pancreatite e hemorróidas. Existem muitas outras que são tratadas por esse mesmo profissional. Em geral, o paciente é encaminhado por outro médico que após fazer uma avaliação, julgou que era necessário um tratamento mais específico. O gastroenterologista irá solicitar uma endoscopia para poder entender melhor e diagnosticar o problema. Depois de identificado, é necessário seguir um tratamento que incluirá também mudanças na alimentação.

O gastroenterologista também pode ajudar os seus pacientes a cuidar melhor de saúde, no que diz respeito ao peso. Ele está apto a fazer uma dieta balanceada, que será aproveitada de forma plena pelo corpo, e ainda manterá o sistema digestório funcionando perfeitamente.

Para se tornar um médico gastroenterologista, é necessário concluir a faculdade de Medicina e em seguida passar 2 anos em residência médica da área. Após essa formação, o profissional tem a opção de trabalhar em consultório próprio, em hospitais públicos e privados ou de lecionar em faculdades ou cursos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>