O que faz um fonoaudiólogo

O profissional em fonoaudiologia trabalha com todos os aspectos relacionados à comunicação humana, ou seja, à voz e à audição. Tem a função de diagnosticar e tratar problemas de comunicação como gagueira, surdez, mudez ou falhas na dicção. Um profissional fonoaudiólogo pode ter seu próprio consultório, atendendo pacientes que precisem de tratamento. Esse profissional pode ainda trabalhar em escolas, auxiliando na detecção de problemas de comunicação das crianças. Muitas têm problemas de audição que atrapalha seu aprendizado, e um profissional especialista pode ajudar esse aluno.

Um fonoaudiólogo é também bastante procurado por profissionais que utilizam a voz como ganha pão. Por exemplo, professores e vendedores de rua, que falam muito e precisam aprender técnicas de uso correto da voz (por exemplo, aprendendo a usar o diafragma) para evitar a criação de caroços nas cordas vocais. Cantores profissionais (e por que não amadores?) muitas vezes contratam fonoaudiólogos pra ajudá-los a cuidar da voz. Estúdios de televisão e cinema também contratam fonoaudiólogos para auxiliar os atores e principalmente os dubladores, que precisam ter uma ótima dicção, além de uma voz que seja semelhante ao personagem que está dublando.

Salário inicial

Cerca de R$ 1.800,00.

O que estudar?

O profissional deve ter graduação em Fonoaudiologia. Diferente do que muitos pensam, um fonoaudiólogo não possui formação em Medicina. Apesar de ser da área de saúde, a Fonoaudiologia é uma área similar à Nutrição e à Fisioterapia, que também não dependem de formação médica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>