O que faz um especialista em periodontia

O dentista é um profissional muito importante que trata de diversas doenças bucais que interferem tanto na estética quanto na saúde do paciente. Mas não é apenas dos dentes que esses profissionais cuidam! Tudo o que envolve a região bucal (gengiva, bochechas, língua, palato ou céu da boca) e das doenças que podem vir a aparecer nessa região.

Existe uma especialização que pode ser feita pelo dentista na área de periodontia. O especialista em periodontia é a pessoa que irá tratar especificamente das doenças da gengiva. Essas doenças geralmente são causadas por acúmulo de placa bacteriana, resultando na conhecida gengivite. Quando essa doença se agrava, pode se tornar uma periodontite.

Para trabalhar nessa área é necessário concluir o curso superior de Odontologia e em seguida fazer uma pós-graduação na área. Essa especialização dará todo o embasamento necessário para que a pessoa se sinta preparada para atuar na área, tanto no sentido teórico quanto prático. Durante o curso de especialização, há práticas laboratoriais além da necessidade de apresentação de uma monografia na conclusão do curso.

Um especialista em periodontia pode atuar em diversas empresas, desde públicas até privadas. Há hospitais e clínicas que precisam desse profissional tanto para atendimento à comunidade externa quanto para tratamento dos próprios funcionários. Há também a possibilidade para o formado nessa área de atuar por conta própria, com seu próprio consultório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>