O que faz um engenheiro petroquímico

Com a constante evolução e crescimento da indústria do petróleo cada vez mais existe a necessidade de pessoas que tenham conhecimentos técnicos aprofundados sobre essa matéria-prima de forma a fazer com que seja possível acompanhar o crescimento da oferta de acordo com a demanda da procura. Assim aparece o engenheiro o petroquímico.

O engenheiro petroquímico é um indivíduo com formação em engenharia química que atua como engenheiro de processos em indústrias petroquímicas, não sendo, portanto, o mesmo que um engenheiro de petróleo. Para se ascender ao cargo de engenheiro petroquímico é necessário ter graduação em engenharia química e cada vez mais são exigidas pós-graduações para atuar na área.

A função do engenheiro química na indústria petroquímica está ligada ao fato de terem sido os profissionais de investigação dessa área do conhecimento que desenvolveram o sistema que permite transformam o petróleo em estado bruto nos seus derivados, como a borracha sintética, a gasolina, os diversos tipos de plásticos e os óleos lubrificantes, por exemplo. O conhecimento adquirido através da formação em engenharia química é tão essencial que grande parte dos formandos dessa área são absorvidos pela indústria petroquímica.

Esse profissional é o responsável pela melhora do processo industrial petroquímico, tendo como funções a elaboração e execução de projetos que visem estudar as formas de aproveitamento de tecnologia e mão-de-obra, gerenciar a produtividade de maneira a que seja sempre superior à perda, além de propor soluções para a melhora da produção, como o uso de novas tecnologias, novos processos e métodos.

3 Comments

  1. eloisa

    26 de agosto de 2012 às 21:49

    legal\ quero fazer engenharia petroquimica e queria me aprofundar no assunto

  2. Samara Mendes

    10 de janeiro de 2013 às 19:26

    preciso de mais informaçoes…
    em quais cidades existe este curso?
    quanto custa?
    é muito disputado?
    a partir de que idade pode trabalhar no curso?
    quais as vantagens e ofertas de emprego nesse curso?
    qual salario?
    o que o engenheiro petroquimico faz?
    onde pode trabalhar?

  3. Mbala José

    27 de maio de 2014 às 8:38

    Eu queiro fazer o curso de engenharia de petroquimica e queiro saber quais são as disciplinas do 1º ano do 2º e do 3º ano e em que area pode trabalhar depois de termimar o curso. Obigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>