O que faz um engenheiro florestal

Engenharia florestal é o ramo da engenharia que avalia os ecossistemas florestais e desenvolve programas bio-sustentáveis para o aproveitamento econômico das florestas, garantindo assim a manutençõo das plantas e animais que nelas vivem.

Para se tornar um profissional nesta área, é preciso ter curso superior em Engenharia Florestal. O curso tem a duração média de cinco anos.

O engenheiro florestal é basicamente responsável por fazer com que as áreas florestais, incluindo seus rios e cachoeiras,  sejam racionalmente utilizadas pelo homem.

Por exemplo, ele participa de projetos para a construção de estradas, pontes e abrigos que facilitam o transporte dentro florestas.

Ele também determina as áreas de reflorestamento, desenvolve estratégias para a recuperação de áreas destruídas por queimadas e coordena projetos de preservação ambiental nas áreas urbana e rural.

15 Comments

  1. Danilo de França

    28 de março de 2011 às 15:38

    o site me ajudou muito pois penso em fazer o curso e atraves do mesmo conheci muito o que faz o eng° florestal massa… adorei e to mais certo do que eu vou fazer….

  2. Luciano Cavalcante

    30 de março de 2011 às 16:25

    O Curso de Engenharia Florestal é Muito Bom.

    Essa área só tende a crescer cada vez mais.

    Atualmente, estou cursando Engenharia Florestal na UFPI, e estou gostando muito mesmo.

  3. nery regina

    11 de abril de 2011 às 13:16

    bom tenho 36 anos ainda nao consequir fazer uma faculdade,mais queria muito fazer direito,sendo que achei tbm interessante engenheiro florestal e muito curioso,estou pensando quem sabe tento ne essa area,so tenho que fazer a prova e passa srsrsr.bjss fica com deus..

  4. carla

    16 de abril de 2011 às 13:00

    sou pequena mas ja penso mais ou menos em que eu vou fazer e quero fazer engenharia florestal pois gosto de meixer com a floresta

  5. Flavio Henrique

    16 de abril de 2011 às 21:46

    Oi eu sou Flavio Curso Engenharia Florestal na UFS- Universidade Federal de Sergipe e estou achando um ótimo curso, e uma maravilha, pois dês de pequeno que sonho com isso uma profissão e achei.Prestei vestibular para Engenharia Florestal sem saber nem o q era agora estou ciente do que e ótimo este curso e este sete fala muito bem sobre ele e em que área um engenheiro Florestal pode atua ele atua

  6. Cleide Pimenta

    21 de julho de 2011 às 15:17

    Como você Flávio Henrique passou numa federal escrevendo ” dês de” ?
    Senhor Jesus Cristinho, como pode? concerteza sua redação não foi corrigida.

  7. thayna moreira gonçalves

    31 de julho de 2011 às 11:41

    engenheiro florestal é uma profição otimaaaaaaaaaaaaaa!

  8. Maria Dulcimaria

    2 de agosto de 2011 às 12:14

    Não, Cleide Pimenta, não é dessa forma que vc consegue corrigir as pessoas,ele pode sim ter passado em uma Uiversidade Federal escrevendo dês aqui no site em vez de dez, existi outra forma de vc corrigi-lo, sem censurar..

  9. guilherme peres

    7 de setembro de 2011 às 21:35

    olha,ainda sou pequeno,mas achei esse site,e descubri mesmo o que serei quando crescer,sempre ogstei de mecher com fauna e flora,de cuidar,preservar e principalmente reconstruir

  10. Eduardo Tiellet

    14 de setembro de 2011 às 20:36

    Meu filho ingressou no curso na UFRURAL DO RJ. Como eu esta bastante motivado pela escolha. O conceito de crescimento economico ecologicamente correto e muito interessante.

  11. naimar

    19 de setembro de 2011 às 20:17

    oi adora engenharia florestal tenho 13 anos e querro cursar uma faculdade
    ee nau vejo a horaaa axoo muitoo interresanteeee

  12. Cardoso

    9 de novembro de 2011 às 23:44

    Cleide Pimenta,

    primeiro escreva “COM CERTEZA” da forma correta pra depois corrigir outra pessoa. Sua redação tbm não seria corrigida caso tentasse uma federal.

    Qto ao curso, só tenho a dizer q é ótimo. Me formei há um ano atrás na UFLA.

  13. Edivam barroso

    3 de dezembro de 2011 às 0:13

    Acho que vou fazer uma faculdade de engenharia florestal, pois etou achando esta area muito interessante tambem…

  14. Roberta

    20 de fevereiro de 2012 às 12:04

    Gostei muito do site, me ajudou bastante ! Eu estava com bastante dúvida do que eu iria fazer, entre Engenharia Florestal, Veterinária e Zootecnia, mas já estou quase decidida!

  15. Edna

    13 de julho de 2012 às 9:04

    Oi! achei muito interessante esse curso de engenheiro florestal, dessa vez vou decidir o que realmente quero cursar, em uma faculdade.
    Esse site abriu-me um novo horizonte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>