O que faz um engenheiro eletrônico

Os engenheiros eletrônicos são responsáveis pela criação, supervisão e teste de equipamentos eletrônicos. Inicialmente fazia parte da Engenharia Elétrica, mas com o surgimentos dos circuitos integrados na década de 1960, a engenharia eletrônica começou a se tornar independente. A diferença entre elas é o foco. Na engenharia elétrica estuda-se todos os conceitos relacionados com a energia elétrica (inclusive conceitos de eletrônica), enquanto que na engenharia eletrônica o foco é todo para a eletrônica.

O mercado para o engenheiro eletrônico está bastante aquecido, principalmente nos últimos anos em que a computação evoluiu muito. Hoje há circuitos computacionais em muitos equipamentos, desde o micro-ondas em nossas casas até os carros que usamos no dia a dia. Os engenheiros eletrônicos podem trabalhar desenvolvendo, por exemplo, chips para esses equipamentos, ou mesmo para fabricantes de celulares, eletrônicos como televisão e videogames, entre muitas outras áreas. Ou seja, a área de atuação é muito abrangente, e o engenheiro pode escolher trabalhar na área que mais lhe dá prazer. O governo brasileiro tem investido no mercado de semi condutores, o que também ajuda a aquecer bastante o mercado, pois tem havido atração de grandes empresas estrangeiras, como as fabricantes de tablets e notebooks, para fabricarem e desenvolverem novas tecnologias em território nacional.

Salário médio

Para o profissional que possui apenas graduação, o salário médio é de cerca de R$5.200,00.

O que estudar?

Curso superior em Engenharia Elétrica ou Engenharia Eletrônica, que fornecem toda a base para iniciar a vida profissional na área.

1 Comentário

  1. Ana Paula Rocha de Oliveira

    28 de abril de 2013 às 21:21

    Bom, está bem claro o texto.
    Foi útil =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>