O que faz um engenheiro de segurança do trabalho

O engenheiro de segurança do trabalho é o profissional responsável por monitorar e planejar condições favoráveis ao bem-estar e segurança de trabalhadores em uma determinada indústria.

O engenheiro de segurança do trabalho, portanto, está diretamente envolvido com a prevenção de acidentes de trabalhadores.

Para tornar-se um engenheiro de segurança do trabalho é necessário ser um profissional já graduado em alguma área da engenharia ou em arquitetura.

Este profissional deve então passar pelo curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.

As disciplinas a serem estudadas durante o curso são: Proteção Contra Incêndios e Explosões; Controle de Riscos em Máquinas; Equipamentos e Instalações; Doenças do Trabalho, etc.

O mercado de trabalho é amplo, já que este profissional pode trabalhar nos mais variados setores industriais.

12 Comments

  1. williana

    9 de fevereiro de 2011 às 15:49

    eu ainda não sei qual profissão devo seguir, so sei que eu tenho interesse em fazer para mim trabalhar futuramente em empresas administradivas ou industris, usinas, etc.
    Nessas áreas qual é a profissão que devo seguir, por favor me ajudem?

  2. LEANDRO

    15 de fevereiro de 2011 às 14:18

    Queria tanto saber esses curso, de SEGURANÇA DO TRABALHO Mais as opurtunidades so vem para nos, quando nos naum tem Estudo Mais se o GORVENO investir em pessoas que tem o don de aprender rápido acho que naum iria te muitos desenpregado.???? obrigado pelo esse site

  3. Renata

    16 de março de 2011 às 14:49

    Eu tenho uma Dúvida! Eu ja terminei o curso de tecnico em segurança no trabalho, e tenho vontade de fazer uma graduação relacioanda ao meio ambiente. Então será que pra ser engenheira do trabalho, necessariemente terei que cursar um curso de engenharia ou arquitetura ? Ou será que se eu fizer um curso de engenharia florestal ou ambiental, poderei fazer uma pos-graduação em engenharia do trabalho?
    Quando terminar a faculdade.

  4. JOÃO BORGES

    18 de abril de 2011 às 13:31

    olá pessoal gostaria de uma informação,eu sou formado em tecnico em segurança do trabalho pelo senac,só que quero fazer engenharia da mesma aréa,tem alguma foma de fazer engenharia de segurança do trabalho direto com eliminação de materia? ou tenho que me formar em engenheiro de uma outra aréa e me especializar em eng seg do trabalho? gostaria de uma resposta!!!! desde já obrigado.

  5. Tanara

    27 de maio de 2011 às 10:24

    Oi,preciso de uma informação,eu sou formada em tecnico em segurança do trabalho pelo SENAI,só que quero fazer engenharia da mesma aréa,tem alguma foma de fazer engenharia de segurança do trabalho direto com eliminação de materia? ou tenho que me formar em engenheira de uma outra aréa e me especializar em eng seg do trabalho? gostaria de uma resposta!!!! desde já agradeço

  6. james marques escreveu...

    1 de agosto de 2011 às 14:10

    oi estou terminando o ensino medio esse ano e quero um ajuda por favor,quero fazer engenharia do trabalho e presiso saber se e um curso muinto procurado no mercado de trabalho ,por favor mim ajuda;

  7. josy

    21 de setembro de 2011 às 15:32

    Boa trde, para ser um eng. de seg. do trab. primeiro tem q fazer um curso de eng. civil / arquiterutua e depois se especializar em eng de seg. do trabalho

  8. Adriana Félix de Moura

    24 de setembro de 2011 às 19:14

    O segredo é ter um bom conhecimento,seguir em frente com garra e determinação.Deixo uma boa opção em fazer uma graduação em tecnologo segurança no trabalho,o tecnologo como gestor é a peça chave para o bom funcionamento de uma organização ou empresa.

  9. jadson

    11 de outubro de 2011 às 14:40

    Mas quanto guanha com esse tipo de trabalho e onde podemos encontra-los?

  10. ezenildo jose

    19 de dezembro de 2011 às 22:57

    Boa noite. Sobre as duvidas acima, quero dize que para voce ser um engenheiro de seguranca do trabalho, é OBRIGATÓRIO, ter formação em engenharia ou arquitetura. Nao importa qual engenharia, a final qual a engenharia que nao trabalha com pessoas? Se há o elemento humano em jogo, logo há algum risco relacionado ao trabalho? até mesmo a engenharia da computação trabalha com pessoas, e onde há trabalho ha riscos de doenças, é ai que nós atuamos de meneira prevencionista.
    espero ter ajudado.
    Ezenildo Jose de Santana é Engenheirom Floresta(UFRPE),é acadêmico de Engenharia de Segurança do Trabalho(F.J.N), acadêmco de Matemática(UPE-FFPNM) e acadêmcio de Especialização em Ensino das Ciencias e Matemática(UFRPE)

  11. Marco Antonio

    16 de fevereiro de 2012 às 22:27

    Oi,preciso de uma informação,eu sou formado em tecnico em segurança do trabalho pelo SENAI,só que quero fazer engenharia da mesma aréa,tem alguma foma de fazer engenharia de segurança do trabalho direto com eliminação de materia? ou tenho que me formar em engenheira de uma outra aréa e me especializar em eng seg do trabalho? gostaria de uma resposta!!!! desde já agradeço

  12. Dandara Maria Dias

    4 de novembro de 2013 às 0:13

    olá! Sou tecnologa em logística mas tenho interesse em fazer pós em engenharia em segurança do trabalho,será que tem como?pois já sou graduada.Desde já agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>