O que faz um engenheiro de produção?

O engenheiro de produção dedica-se a projetar, planejar e viabilizar compras,  produtos, distribuição e sistemas produtivos que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e o ambiente.

Também faz parte do trabalho de um engenheiro de produção implantar e administrar processos de produção, desde a seleção de matérias-primas até a saída do produto, além de estabelecer padrões de qualidade e fiscalizar seu cumprimento.

O curso de Engenharia de Produção possui matérias sobre administração, comércio, contabilidade e técnicas de gerência, porém mais voltadas para a realidade industrial.

A profissão é de alta demanda e o profissional da área pode trabalhar em diversos setores da economia, como em indústrias, empresas de logística, transportes, consultorias, usinas, agroindústrias e também em empresas públicas como Petrobras, Agência Nacional de Petróleo, Correios e BNDES.

44 Comentários

  1. Francisco

    12 de setembro de 2011 às 22:29

    Ola tenho 15 anos, e ja penso no meu futuro. eu queria saber se engenhatia de produçao e uma boa profissao.
    E quanto ganha em engenheiro de produção?

  2. Adriana

    11 de outubro de 2011 às 7:41

    Olá, gostaria de saber qual é a faixa salarial de um engenheiro de produção e se o mercado está bom para os engenheiros dessa área. Obrigada!

  3. Ricardo

    18 de outubro de 2011 às 20:03

    Sou aluno do 5 semestre de engenharia de produção, que posso dizer do curso é o seguinte, passamos 5 anos dentro de uma sala de aula estudando métodos de gerenciamento de organizações, métodos para a melhoria continua do processo produtivo. O engenheiro de produção é unico profissional na área das engenharias habilitado a gerenciar qualquer organização, pois não focamos mto em um determinado nicho de mercado (ex: metalurgica, desenvolvimento de projeto, para profissionais da mecânica, ou demanda energética para engenheiros eletrecistas) estamos focados e gerenciamento da organização como um todo. Faixa salarial varia de acordo com as regiões do pais (ja vi em sites de empregos vagas para engenheiro de produção pagando o valor de R$18.000,00 reais para o selecionado, pórém ja vi vagas oferecendo R$2.000,00 reais de salário) o quanto vc quer ganhar depende da sua capacidade.

  4. guilherme

    30 de novembro de 2011 às 19:37

    Nossa foi muito de repente,agora eu sei o que vou fazer pra ser um verdadeiro profissional..engenharia de produção..me encontrei de verdade!!
    ..e outra,vamos combinar,dá dinheiro isso hein,rsrrss..!!

  5. Juliana Castilho

    24 de janeiro de 2012 às 15:08

    Me inscrevi no Prouni e ganhei bolsa de 100% em Engenharia de Produção..Mas não sei se realmente é isso que quero fazer, pois gosto muito da área metalúrgica :( Procurei Engenharia Metalúrgica mas não tem perto de onde moro.. Queria saber se essa ENGENHARIA DE PRODUÇÃO mexe também com processos metalúrgicos.. Obrigada!

  6. joao

    24 de janeiro de 2012 às 18:27

    Bom tenho bastante interesse nesse curso, mas nao tive uma formaçao academica muito boa e tenho dificuldade com uma materia que e a tal da matematica sera que vou conseguir fazer esse curso? atraves de estudo e dedicação.

  7. mariana ferreira gomes

    7 de fevereiro de 2012 às 15:34

    quero muito terminar os estudos e ser engenheira

  8. Léia

    28 de fevereiro de 2012 às 19:52

    Gostaria de saber se apos se formar em gestão da produção industrial se tem como eliminar matéria para se formar em engenharia da produção industrial? obrigada

  9. Valdir

    11 de abril de 2012 às 22:18

    Engenharia de Produção é a profissão mais atualizada do momento, estou no 10º semestre e ja estou colhendo os frutos do curso.

  10. Tauane

    16 de março de 2013 às 22:39

    Gostaria de saber o valor do curso?pois estou no segundo ano de quimica,mas quero fazer mais uma e pensei em engenharia de produção.

  11. Nelson Araujo

    5 de abril de 2013 às 1:07

    Olá companheiros sou Técnico Eletrônico a 20 anos e trabalho embarcado em uma plataforma marítima. Por 4 vezes tentei fazer engenharia elétrica e automação, mas, não consegui dar continuidade aos meus estudos devido a minha rotina de trabalho. Na verdade estou optando por Engenharia de Produção e estou gostando do curso. Além de te oferecer versatilidade em campos de trabalho e conhecimento, (como no meu caso em que desejo trabalhar no futuro com projetos de robótica), vocês poderão optar por uma pós nas áreas de energia, petróleo e gás, sistemas de automação, enfim uma vasta gama de áreas em que você poderá definir a sua especialização de carreira. Uma dica. As empresas de Petróleo e Gás necessitam muito de Engenheiros e Gestores, que possuem especializações em logística e petróleo e gás, pois, os meios aquaviários necessitam de grandes planejamentos para transporte de peças de grande porte, alimentação aos trabalhadores à bordo, gerenciamento de unidades e adaptações de plantas de acordo com o que se pede pelas matrizes. Os Engenheiros então viajam bastante para o exterior afim de reciclar seus conhecimentos e também poderão integrar as equipes de planejamento no exterior. Outra dica não foquem apenas na Engenharia e sim em aprender bem o inglês que será de grande valia em seus currículos e também para ter o seu campo valorizado. Para técnicos sem inglês hoje em dia está difícil que dirá para engenheiros. Posso enviar-lhes mais dicas como por exemplo as áreas de mineração, reciclagem, meio ambiente, etc. Meu e-mail é [email protected]. Bons estudos a todos e sucesso !!!!

  12. Arleu Menezes

    5 de outubro de 2013 às 19:41

    Se vc quer cursar Engenharia apenas pelo salário, já vou dizendo q não é uma boa, primeiramente vc tem q se identificar com as atividades do profissional, imagine só vc passar 5 anos na faculdade e não ser o suficiente, tendo ainda q em muitos casos ter um inglês q hj em dia é quase obrigatório para o profissional da área. Ou simplesmente, vc parar pra pensar e ver q realmente não nasceu pra fazer aquilo podendo ser entediante, já q estará dependente daquelas atividades para ganhar a vida, por outro lado vc exitará em desistir já que se fudeu tanto na faculdade pra abandonar desse jeito. Ou seja, se vc realmente escolheu cursar Engenharia, seja ela de produção ou qualquer uma outra envolvendo indústria, pesquise á fundo tudo pq fazer o curso só pelo fato de ver por aí q engenheiro ganha bem, pode nãos er bom negócio, já que pra vc se tornar um engenheiro de fato, tem q se identificar com a área e ter experiência, oq não é tão simples assim. pq eu estou no 6º semestre de engenharia de produção e vejo isso no meu dia a dia. Espero ter esclarecido alguma coisa!!!

  13. Kimberlly Yanka

    12 de março de 2014 às 20:32

    Oi, estou fazendo engenharia da produção estou no 1° semestre mais estou achando muito dificil pois escolhi este curso meio na loca por que não sabia oque fazer ! Esta muito complicado por que não sei se é isso mesmo que eu quero.

  14. Pedro Everton

    3 de julho de 2014 às 23:19

    atualmente eu estou fazendo tec.em Mineração, . Estou querendo fazer engenharia da produção sera uma boa ideia. Alguém me dar respostar se boa..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>