O que faz um engenheiro de desenvolvimento de produto

A função de um engenheiro de desenvolvimento de produto é participar do processo de desenvolvimento de um novo produto que sua empresa está preparando. Há diversos setores que desenvolvem novos produtos, mas, no caso de um engenheiro, geralmente tem a ver a tecnologia de seu conhecimento (por exemplo, um engenheiro mecânico participará do desenvolvimento de um produto de mecânica, um engenheiro eletrônico de algum componente eletrônico, e assim por diante).

Dependendo do tipo de produto, são necessários meses ou até anos de pesquisa para chegar ao estado em que o produto pode ser lançado no mercado. Essa pesquisa envolve desde a busca pelos melhores componentes, desenvolvimento da interface com o usuário, etc. No Brasil, entretanto, geralmente as empresas não chegam ao nível de criar um novo produto do zero. Por aqui, as empresas usam componentes já construídos e que podem ser montados. A partir desses muitos componentes, pode-se juntá-los com o objetivo de atender à necessidade do cliente. Nesse caso, o engenheiro é responsável por montar o projeto todo, os componentes que serão utilizados, sempre investigando novas tecnologias desenvolvidas em todo o mundo. A responsabilidade do engenheiro se dá principalmente nas questões técnicas, ou seja, projetar um produto que funcione e atenda à expectativa. A questão de como será realizada a montagem é feita posteriormente.

Salário

em torno de R$ 6.000,00.

O que estudar?

Depende da área em que pretende atuar, mas qualquer curso de Engenharia fornece a base para a produção de novos produtos. Por exemplo, um engenheiro mecânico pode trabalhar no desenvolvimento de novos produtos que envolvam sua área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>