O que faz um diretor de escola

O cargo de direção, como a palavra indica, exige coordenação sobre um determinado número de pessoas que executam as mais diversas funções, na tentativa de fazer com que o todo consiga trabalhar de forma ordenada e equilibrada. O diretor de uma escola faz o mesmo, mas o ambiente dele é a escola. Quanto lembramos a quantidade de pessoas trabalhando em uma escola, notamos a necessidade de uma direção. Não são apenas os professores que estão presentes diariamente nas escolas. Há também pedagogos para lidar com questões de ensino e problemas dos alunos, secretários para atender as pessoas; há ainda pessoas que trabalham como zeladoras, tesoureiro, etc.

O diretor de uma escola pública é geralmente escolhido por meio de eleição. Forma-se uma chapa e apresentam-se propostas para melhoria do ensino e também das dependências da escola. O diretor da escola, independente se pública ou particular, é responsável pela gestão financeira dos gastos e investimentos. Ou seja, qualquer gasto está sob sua supervisão e orientação. Uma das características necessárias ao diretor é a liderança. Deve saber motivar seus funcionários, assim como cobrar quando algo não está bom. O diretor em uma escola é essencial para seu funcionamento adequado.

Salário inicial

Cerca de R$ 2.000,00.

O que estudar?

Geralmente um diretor de escola é um ex-professor (aposentado ou de licença para exercer a função de diretor). Portanto, um bom início é estar presente na escola, principalmente na sala de aula. Dessa forma aprenderá as necessidades e dificuldades que a escola têm, podendo, no futuro, como diretor, fazer algo para mudar a realidade. Um curso de gestão de pessoas e gestão financeira também pode auxiliar na tarefa de grande responsabilidade que é cuidar da escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>