O que faz um designer gráfico

Tendo em consideração que design gráfico é o processo técnico e criativo que comunica ideias, conceitos e mensagens através de textos e imagens, o trabalho do designer gráfico se prende exatamente com isso: utilizar texto e imagem, de forma criativa e aplicando conhecimento técnico, para transmitir ideias, conceitos e mensagens.

O intuito fundamental do design gráfico é comunicar, seja com o objetivo de entreter, informar, persuadir ou estimular o público, o importante é conseguir comunicar de forma eficaz para que o objetivo seja alcançado na perfeição. Assim sendo, o profissional dessa área deve ter formação de nível superior de forma a adquirir conhecimentos relacionados com tipografia, cores, semiótica, marketing, ergonomia, produção gráfica, entre outros tópicos relevantes.

Tendo a formação necessária, o designer gráfico poderá trabalhar no desenvolvimento de logotipos, livros, revistas, jogos, anúncios, websites, cartazes, jornais, folhetos, embalagens, imagem de marca de uma empresa ou produto, softwares, catálogos e tudo o que envolver a transmissão de uma mensagem através de texto e imagem.

Apesar da facilidade na obtenção de programas de design gráfico, que faz com que pessoas que não tem formação possam se dizer profissionais da área pelo simples fato de saber como trabalhar com esses programas, é necessário ter em consideração de que nem tudo o que preenche páginas em branco é design e, por isso, a importância desse profissional é fundamental, dado que a capacidade de trabalhar com determinado software não é indício de que essa pessoa seja capaz de produzir um design gráfico que passa uma mensagem, ideia ou conceito de forma verdadeiramente eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>