O que faz um dermatologista

O dermatologista é o profissional responsável pelo tratamento da pele. Essa especialidade engloba além do tratamento da pele em si, os cabelos, as mucosas e as unhas.

Para se tornar um bom dermatologista é necessário concluir a Faculdade de Medicina e fazer uma especialização em dermatologia, que pode durar 3 anos ou mais. Todo esse estudo será necessário para conhecer as diversas doenças presentes em um dos maiores órgãos humanos, a pele.

Existem diversas áreas de atuação para um dermatologista:

  • Dermatologia clínica – trata da pele, unhas, cabelos, mucosas
  • Dermatologia estética – tem como objetivo manter o aspecto saudável da pele
  • Dermatologia laboratorial – é a parte responsável pelos exames que irão ajudar no diagnóstico do paciente
  • Dermatologia cirúrgica – quando não é possível resolver o problema através dos meios tradicionais, como remédios e pomadas, é necessária uma intervenção cirúrgica.

Atualmente, o ramo da dermatologia estética tem sido bastante procurado, já que a geração atual quer manter uma aparência saudável. As doenças de pele mais comuns e de fácil tratamento são a acne, as micoses e verrugas. Dependendo da condição do paciente, é possível solucionar o problema em questão de semanas, basta que o médico dermatologista tenha conhecimento dos novos produtos disponíveis no mercado. Poucos casos chegam até a cirurgia, que é um último recurso para os casos mais graves.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>