O que faz um consultor imobiliário

Um consultor imobiliário é um profissional que atua na intermediação da venda de imóveis. É outra maneira de chamar um corretor de imóveis. A diferenciação no termo tem se dado pela profundidade de estudo feito pelos novos corretores. Antigamente, um corretor de imóveis não tinha o conhecimento necessário para avaliar de forma adequada o valor de um imóvel nem para verificar a documentação do imóvel para certificar que estavam de acordo.

Na fase de preparação, o consultor irá aprender noções de cálculos financeiros, legislação e direito imobiliário, marketing, construção civil, entre outros não menos importantes. Esse estudo deve ser realizado antes de se credenciar no CRECI. Com toda essa base e preparação, o consultor imobiliário poderá prestar um serviço muito melhor para o cliente. Poderá orientá-lo sobre a documentação do imóvel e como proceder caso hajam pendências. Também é papel do consultor tentar executar a venda do imóvel, divulgando-o nos meios que achar eficazes, agindo como intermediário entre o comprador e o vendedor do imóvel.

Salário inicial

A remuneração de um consultor imobiliário nunca é superior a 6% da valor de venda do imóvel.

O que estudar?

O consultor deve se realizar o Curso Técnico em Transações Imobiliárias. Sem ele é impossível se credenciar no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), registro necessário para atuar na área. Depois de credenciado, o consultor deve se manter em constante atualização para acompanhar o mercado.

3 Comentários

  1. victor josé de oliveira cunha

    10 de julho de 2013 às 10:42

    Eu preciso da informação sobre cursos e taxas praticadas para ser consultor imobiliário, pois já sou corretor formado desde 2009.

  2. indalecio almeida

    29 de agosto de 2013 às 10:47

    olá tudo Belém não condor com o seu conceito para um pessoa se tornar um consultor de imobiliário, ao fazer um curso de técnico em transações imobiliárias isto não lhe dar o direito de ser um consultor, A função básica do corretor de imóveis é conhecer e executar os procedimentos de transações imobiliárias, desde a prospecção até o pós venda/locação, conhecer os processos de captação/angariação de imóveis, fazer avaliações, entender sobre a documentação dos imóveis do proprietário /comprador, Registro Geral, contratos, escrituras, certidões e outros. Também cabe ao corretor conhecer como são feitas as incorporações imobiliárias, saber sobre os tipos de Usos e Ocupação do solo (guia amarela), ter conhecimento básico na área comercial (vendas), Legislação, Código de Defesa do Consumidor, marketing e saber como utilizar as ferramJá o consultor imobiliário tem a obrigação que entender tudo isto com mais profundidade, além de ter uma visão sistêmica do mercado imobiliário, deve conhecer o passado e entender o presente para projetar acontecimentos futuros dentro da área de atuação.

    Também deve entender como interagem os mercados ligados ao setor imobiliário, como o mercado financeiro ter a visão do cenário econômico local e mundial, só assim este profissional estará preparado para prestar consultoria aos agentes e interessados pelo mercado imobiliário.

    Parece muito, sei que alguns acharão que estou exagerando, mas não estou, temos que ter a consciência de que vivemos numa Era onde a informação e a informatização norteiam os caminhos dos vencedores
    entas de apoio como internet e outros. agora a função básica de um Consultor
    um grande abraço.

  3. jose renato soares

    11 de maio de 2014 às 21:14

    tirando algo de útil nessa conversa o resto é tudo balela ninguém faz tudo de acordo, hoje já temos firmas especializada para fazer tudo e o corretor acha até mais viável ex.
    se tem que tirar matricula manda o moto boy
    financiamento passa diretamente para firmas credenciadas da caixa que não cobram nada apenas recebem da caixa a comissão.
    só se encontram comprador e vendedor o resto é balela

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>