O que faz um consultor de relacionamento

Um consultor de relacionamento, mais conhecido como marketing de relacionamento, tem como uma de suas principais atribuições o atendimento aos clientes, principalmente após às vendas. Pode ser um atendimento relacionado à alguma reclamação do cliente, dúvidas sobre os produtos, entre outros. No caso de lidar com o problema do cliente, o consultor é responsável por tentar resolver a situação dando a atenção que o cliente merece. Entre outras tarefas pós-vendas do consultor incluem verifica o grau de satisfação dos clientes com os produtos adquiridos e comunicá-lo de algum novo produto que a empresa esteja oferecendo. Ou seja, é dar ao cliente um atendimento personalizado e rápido, mostrando a importância dele para a empresa. Um cliente satisfeito é sinônimo de qualidade, e isso faz toda a diferença em um mercado cada vez mais concorrido, onde os clientes querem ser bem atendidos e da forma mais pessoal possível.

O consultor de relacionamentos também pode estar diretamente envolvido em campanhas publicitárias para divulgação da empresa e de seus produtos. Geralmente o consultor que faz esse papel tem alguma formação em áreas de marketing ou publicidade. É necessário ao gestor um bom conhecimento de normas de qualidade conferidas às empresas (como as conhecidas normas ISO). São regras que, se seguidas, conferem à empresa um selo que garante a qualidade dos seus serviços em diversas áreas, principalmente no atendimento ao cliente.

Salário inicial

Entre R$ 1.000,00 e R$ 1.500,00.

O que estudar?

Dependendo da atividade de consultoria que será prestada, pode ser importante a fundamentação teórica de técnicas de publicidade e marketing. Algumas empresas também consideram importantes o conhecimento sobre gestão de qualidade (por exemplos aquelas ligadas às normas ISO, que definem padrões de qualidade para empresas em geral).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>