O que faz um cientista social

O cientista social é o profissional que se dedica ao estudo de assuntos políticos e sociais, com especial ênfase à origem e desenvolvimento das sociedades. Dessa forma, estes profissionais têm como atividades a análise de hábitos, costumes, relações familiares, organização econômica e institucional, crenças religiosas de grupos sociais a partir de pesquisas, recolhas de dados e observações. Fenômenos como movimentos políticos, migrações e conflitos também são alvo de estudo de cientistas sociais, que tem a pesquisa científica como base do seu trabalho.

Pelo fato de a pesquisa científica ser a base de todo o seu trabalho, características como as capacidades de análise, comunicação e observação, desenvolvimento do raciocínio abstrato e do raciocínio lógico e o gosto pela pesquisa são tão importantes.

De forma a poder ser um cientista social é imperativo ter graduação em uma das áreas das ciências sociais: Sociologia, Ciências Políticas ou Antropologia. Adicionalmente, qualquer pós-graduação que sirva para expandir o conhecimento do indivíduo relativamente às ciências sociais é uma mais valia.

Em termos de mercado de trabalho, os cientistas sociais têm grandes oportunidades de enveredar pela função pública, que vem oferendo cargos para estes profissionais com alguma frequência. No entanto, a carreira acadêmica, a atuação como decente (nos ensinos fundamental, médio e universitário), a consultoria para empresas e o ramo editorial são as melhores saídas profissionais de um cientista social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>