O que faz um cientista político

O cientista político é aquele que possui graduação em Ciência Política, que nada mais é do que o estudo e análise das teorias e práticas de sistemas e comportamentos políticos. Assim sendo, o cientista político é um profissional que tem como objeto de estudo o funcionamento político, em todos os âmbitos aplicáveis, e pretende, através de uma análise minuciosa, conhecer e ser capaz de explicar a origem, o desenvolvimento, as relações, as transformações, a estrutura e o funcionamento de sistemas, movimentos e regimes políticos e de comportamentos políticos de indivíduos ou grupos.

O indivíduo que queira atuar como cientista político deve ter em consideração que apreciar investigação e análise, bem como ter interesse pela política são requisitos essenciais, dado que o trabalho desse profissional tem como base a investigação e análise da política. O gosto por estar sempre bem informado também é bastante importante, uma vez que para compreender a conjuntura da política internacional, por exemplo, é necessário estar atualizado sobre acontecimentos nacionais e internacionais. Para esse profissional o conhecimento de outros idiomas, principalmente o inglês, é uma grande mais valia.

Apesar de o conhecimento que um cientista política pode oferecer ser bastante interessante, as oportunidades de trabalho podem ser escassas. No entanto, o seu campo de atuação é diversificado podendo atuar no ensino, em órgãos públicos, em partidos políticos, cooperativas e sindicatos, em ONGs e na comunicação social. Em empresas os conhecimentos e capacidade de análise de um cientista político são apreciados em campos como relações internacionais, sondagens e consultoria, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>