O que faz um carpinteiro

Apesar da grande confusão que se faz entre carpinteiros e marceneiros, o que os diferencia é o estado da madeira que é trabalhada por cada profissional, dado que ambos são qualificados para trabalhar madeira. No entanto, o carpinteiro trabalha a madeira maciça, em seu estado natural.

Um bom carpinteiro deve ter noções de geometria e um conhecimento profundo sobre o material com o qual trabalha.

Assim sendo, várias entidades oferecem cursos nos quais o indivíduo aprende a fabricar, montar e desmontar estruturas de madeira, entre diversas outras peças e objetos, que são necessários à construção civil, como escadas, assoalhos, portas, telhados e móveis, por exemplo.

Tendo em conta que os carpinteiros atuam principalmente nos ramos da construção naval e da construção civil, o conhecimento geral desse profissional sobre as estruturas que são construídas nessas vertentes da construção tem que ser aprofundado. Daí a necessidade fulcral de formação acerca do uso de ferramentas adequadas, dos processos de fabricação a partir da madeira em seu estado bruto e das normas de segurança do trabalho, que ajudam a garantir a segurança do profissional que trabalha com um material maciço e ferramentas cortantes, perfurantes e que, de um modo geral, são propensas a acarretar acidentes se utilizadas de forma incorreta.

Em termos de crescimento na carreira na carreira de carpinteiro, é necessário entender que a progressão está estritamente ligada ao conhecimento. Por isso, quanto mais se desenvolve as técnicas e habilidades, maior é a possibilidade de progressão na carreira.

1 Comentário

  1. Gustavo P. de Almeida ALmeida

    25 de maio de 2012 às 16:54

    Gostaria de informações técnicas na área de carpintaria de forma.
    Estou iniciando um curso pelo SENAI, na cidade de Maricá RJ.
    As informações técnicas como geometria e alguns exemplos como aplica-las
    seriam bém vindas.

    Desde já agradeço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>