O que faz um caldeireiro

Com uma implantação cada vez maior de usinas e caldeiras, a profissão de caldeireiro é cada vez mais respeitada no mercado de trabalho. Mas, contrariamente ao que se poderia pensar, o trabalho do caldeireiro não se resume à construção de caldeiras.

Entre outras, o caldeireiro poderá desempenhar as seguintes tarefas:

  • Produzir peças soldadas, sobretudo curvadas ou dobradas, a partir de chapas de aço;
  • Ler e compreender desenhos técnicos;
  • Montar e reparar equipamentos petroquímicos;
  • Participar na manutenção dos mesmos.

O caldeireiro é o metalúrgico responsável pela construção não só de caldeiras, como também de tanques, vasos de pressão, fornos, chaminés e outras peças e estruturas metálicas.

Existem no Brasil vários locais onde são administrados cursos técnicos de caldeiraria, disponíveis para os que terminaram o ensino fundamental.

28 Comments

  1. Aline

    20 de outubro de 2011 às 19:54

    mulher tambem pode exercer a profissao de caldeireiro?

    • bruno

      2 de janeiro de 2014 às 14:11

      oi aline boa tarde, sou caldereiro a 5 anos, e posso te afirma que sim,, mas nao exerce muito serviço de campo,, trabalham mais em (paip shop),que é um setor de montagem da area industrial,se for caldereiro abraman suas chances de arrumar um bom emprego ira aumentar, espero ter ajudado.

    • claudioi

      30 de setembro de 2014 às 22:38

      Sou mecânico de manutenção industrial a 20 anos, se me candidata-se a uma vaga de caldereiro mesmo sem experiência conseguiria?

  2. heitor carvalho

    27 de outubro de 2011 às 17:01

    gostaria de obetr informações de cosntrução de tanques de inox com capacidade superior a 15000 l. Fico grato.

  3. Julio Bahia

    14 de novembro de 2011 às 13:50

    Não sou do ramo industrial, porém gostaria muito de saber onde posso aprender caldeiraria e principalmente ler projetos desenhados.

    • bruno

      2 de janeiro de 2014 às 14:27

      olá julio,a escola mais conseituada do brasil, é o(senai)servico de apredisagem industrial, nao sei se vc vai encontra na sua cidade, todos os cursos sao de formaçao continuada,desde um modulo basico ate um mais avançado,calderaria é dividida em 3 modulos,1,2,3,sendo planificaçao,montagem,o 3 modulo é a calderaria na tubulaçao,com esse curso vc ja vai ter uma boa noçao de desenho +se caso vc quisser um reforço faça leitura e enterpretaçao de desenhos industriais,, disponivel na propria escola, abraços!!!

  4. Bruno luis

    3 de fevereiro de 2012 às 18:22

    vocês podem passar alguma instituição que tenha curso tecnico em caldeiraria

    • bruno

      2 de janeiro de 2014 às 14:40

      olá bruno , curso tecnico de calderaria nao existe,,, calderaria é um curso profissionalisante,agora a respeito da profissao esta existe,muitos fazem o curso de calderaria e tecnologo em montagem industriais,que dura em media de 2 a 3 anos e porventura acabam sendo promovidos a tecnico de calderaria.

  5. Fernanda

    14 de abril de 2012 às 0:04

    caldeiraria é uma otíma profissão estou no ultimo semestre no SENAI e para mulher podem pensar ser pesado mas é normal, só requer um pouco esforço fisico.

  6. Douglas

    18 de agosto de 2012 às 21:37

    Hoje um dos melhores locais para a formação desse profissional é o senai que oferecem toda a assistência, eu tenho 17 anos ja sou formado no curso e ja to empregado numa prestadora de serviços e na minha opinião é muito gratificante ter essa profissão que cresce cada vez mais !

  7. Marcos

    18 de setembro de 2012 às 16:30

    Qual a duração do curso ?

    • bruno

      2 de janeiro de 2014 às 14:48

      oi marcos boa tarde , vai depender da escola,no caso do senai, o curso é dividido em (3 modulos) calderaria 1,2,3 as aulas sao 3 vezes por semana e cada modulo dura 2 meses, espero ter ajudado, abraços!!

  8. clodisvan

    25 de dezembro de 2012 às 7:51

    gostaria de saber quanto custa um curso de caldeiraria

  9. alexon

    2 de janeiro de 2013 às 15:54

    gostaria de saber quanto é o salario inicial de um caldeireiro ?

  10. Carlos eduardo

    3 de janeiro de 2013 às 12:14

    Qual a possibilidade de um recém formado no curso de caldeiraria conseguir emprego? Pois todos os anúncios que vejo, pede experiência.

  11. Rafael Moreira

    16 de abril de 2013 às 19:28

    Comecei hoje um Curso de Caldeiraria pelo SENAI-CE, na minha cidade São Gonçalo do Amarante, onde está sendo construída a CSP – Companhia Siderúrgica do Pecém, visando o mercado de trabalho que é muito promissor. Já tenho formação Técnica em Eletromecânica, e Capacitação Técnica em Soldagem Industrial pelo Instituto CENTEC. E tenho apenas 19 anos, que é legal isso, pois estou aproveitando as oportunidades que estão mim dando. O interessante que todos os curso se coincidem, e eu estou achando ótimo, assim poderei ter um destaque profissional diferenciado.

  12. Arturo

    17 de setembro de 2013 às 12:00

    Querem uma opinião de quem 30 anos trabalhando em caldeiraria? caim fora dessa, tem muitas outras profissões que podem fazer para melhorar suas vidas, sem se desgastar tanto emocionalmente, sem exigir muito do corpo, sem perder a saúde e por fim, sem salários ridiculos, que hoje se paga para um caldeireiro.

  13. ROBERTO

    29 de outubro de 2013 às 19:03

    eu sou caldeireiro graças a deus. e passo a cada pessoa que varia as fabricação de peças. estudem muito matemática,desenho técnico,desenho geométrico e muita atenção no que está fazendo… peça um apoio a um colega quando não souber. não se envergonhe. melhor perguntar do que fazer algo sem saber. ( eu trabalho em suape que fica em pernambuco. faço montagens de virolas. outro setor o traçado. resumindo: são torres eólicas para gerar energia.

    • carlos

      4 de janeiro de 2014 às 14:21

      FALA MEU AMIGO, EU SOU CALDEIREIRO A 2 ANOS SÓ TENHO MINHA INSEGURANÇAS, NORMAL.
      EU VOU FAZER UM TESTE NA EEP QUE VAI COMANDAR O ESTALEIRO DO CAJU NO RJ.
      O QUE SERA QUE VAI CAIR NO TESTE?
      A E VAI SER SÓ TEÓRICO.
      OBRIGADO FIK NA PAZ

    • marilene

      25 de fevereiro de 2014 às 10:27

      Oi Roberto estava lendo seu comentário e gostaria de mais informações a respeito deste curso de caldeiraria pois estou matriculada e gostaria de saber se vale a pena investir nessa área , aguardo seu contato Marilene

      • luciano andrade gomes

        28 de abril de 2014 às 12:07

        cara sou caldeireiro formado pelo senai com 5 curso na area,eu estou ate pensando em mudar de area aqui em são paulo,nao tem trabalho,so tem firma boca de porco,ou parada de um mes,so pra suja sua carteira, e melhor voce fazer solda.esta bem melhor qui caldeireiro.

  14. carlos

    4 de janeiro de 2014 às 14:08

    boa tarde pessoal!!!
    sou caldeireiro recente, 2 anos de experiencia sei que sou capaz mas fico um pouco inseguro mas faço o meu sempre.
    VOU FAZER UM TESTE NUMA EMPRESA CONSIDERADA, A “EEP” NO ESTALEIRO.
    PESSOAL, PODEM ME ADIANTAR QUAL É O TIPO DE TESTE? EU SEI QUE VAI SE SÓ TEÓRICO, OQUE É PIOR AINDA.

  15. luiz

    17 de fevereiro de 2014 às 7:09

    o caldeireiro com carteira assinada pode tambem execer a atividade de montador de estrutura metálica, digo, trabalhar em alura atrelado a cinto de segurança? é desvio de função? o que poderá ocorrer em comparando com a legislação trabalhista?

  16. Luiz

    9 de julho de 2014 às 0:40

    Por gentileza. Pretendo fazer um curso de encanador caldeireiro. Tem duraçao de quatro meses. Mas eu não entendi muito bem essa profissão, penso que encanador é diferente de caldeireiro. Estou confuso. Alguém pode me explicar por favor? Eu vou conseguir emprego se fizer esse curso ou vou ter que fazer um outro curso mais especifico???

  17. Flávio

    15 de julho de 2014 às 9:24

    por favor, gostaria de saber o básico, o que fazer, como fazer por onde comecar para poder entender. Sei que se divide em tres módulos o curso, gostaria de saber mais, desde jé obrigado sou do RS, sou operador de caldeira com a NR 13. E garanto a todos não tem nada a ver caldeirista com caldeieiro, desde já agradeço a atenção, um forte abraço.

  18. Matheus

    18 de julho de 2014 às 15:26

    Aonde eu encontro curso de cadeireiro na região dos lagos
    Preferencia , São Pedro, Cabo Frio, Araruama, Saquarema . Obrigado

  19. tony

    17 de setembro de 2014 às 12:44

    alguém sabe me informar quanto custa o curso no senai e a duração do curso…

  20. marcus v

    20 de setembro de 2014 às 14:23

    um caldereiro ganha de 10r$ A 18 R$ HORA

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>