O que faz um auditor fiscal

Um auditor fiscal tem como função exercer a fiscalização e análise do cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes, inclusive os relativos ao controle aduaneiro, à apreensão de mercadorias, documentos e assemelhados.

Em outras palavras, o auditor fiscal é a autoridade administrativa incumbida de verificar o correto funcionamento do sistema tributário.

A auditoria tributária visa a fiscalização eficiente e eficaz de pagamentos e recuperação de impostos, taxas e quaisquer ônus de natureza fisco-tributária que incida nas operações, bens e documentos do contribuinte, e só pode ser realizada por servidor público empregado no ente tributante.

A profissão é bem remunerada – o salário inicial de um auditor fiscal da Receita Federal é de aproximadamente R$ 13.000,00.

101 Comentários

  1. Aylanny Carvalho

    18 de julho de 2013 às 13:00

    Quem estuda administração pode ser auditor fiscal?
    Att: Aylanny Carvalho

    • Maicon

      16 de janeiro de 2014 às 8:45

      Sim , basta passar no concurso publico..

  2. Gutemberg Souza Araujo

    19 de julho de 2013 às 13:59

    quais os requisitos e formações para prestar o concurso de auditor fiscal ?

    • Adriana Bertoldo

      9 de maio de 2014 às 17:37

      diploma de Ensino superior em qualquer área.

  3. Grasiela Quaresma

    3 de agosto de 2013 às 19:54

    Ola, gostaria de saber se quem faz o curso de engenharia de produção pode prestar concurso para o cargo de auditor fiscal e qual conteúdo se deve estudar para a prova.
    Obrigado.

  4. deusa

    8 de agosto de 2013 às 18:40

    sou formada em pedagogia, posso fazer o concurso de auditor fiscal?

    • Izabella

      12 de agosto de 2014 às 16:12

      Deusa, pode sim! Basta estudar, entre na site da ESAF, e dê uma olhada no Edital de 2014,é tem interessante

  5. Gabriela Figueiredo

    14 de agosto de 2013 às 23:11

    As oportunidades são para profissionais com idade mínima de 18 anos, com aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo e que possuam curso de graduação de nível superior em qualquer área de formação. Mas não poderá concorrer ao cargo candidato que tenha sido demitido do serviço público e que tenha praticado qualquer ato desabonador de sua conduta.
    O salário inicial previsto é de R$ 14.280,00 e a jornada correspondente, de 40h semanais em regime de dedicação exclusiva. A informação é de que o profissional admitido assinará termo de compromisso para permanecer por, no mínimo, três anos no local para o qual for nomeado.

  6. uelton santos

    28 de outubro de 2013 às 17:10

    quero saber se pra exercer o cargo de auditor fiscal é preciso ter nível superior?

  7. angelica

    15 de novembro de 2013 às 0:08

    Gente ! somente quem é formado em contabiés pode exercer o cargo de auditor fiscal, em alguns lugares profissionais de outras areas exerce a funçao por que nao tem fiscalizaçao do CRC, essa profissao é exclusiva para a aréa de ciencias contabiés.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>