O que faz um assistente de crédito e cobrança

Este profissional trabalha no escritório de uma empresa e realiza as seguintes atividades: presta atendimento aos clientes por email ou telefone; realiza a cobrança diária de vencimentos; verifica duplicatas em aberto e envia as mesmas ao banco; identifica e contata inadimplentes; realiza a negativação de clientes no Serasa e mantém um arquivo de contas pagas.

Além disso, é papel do auxiliar de créditos e cobranças negociar com o cliente caso haja pendências no pagamento, realizar o controle de saldos e auxiliar o setor de contabilidade na apuração de impostos. Este profissional também é responsável por outras tarefas, entre elas:

  • controlar o fluxo de caixa e emitir notas fiscais e boletos;
  • fazer previsão de despesas e elaborar relatórios mensais;
  • analisar o cadastro de clientes e acompanhar processos em cartórios;
  • controlar planilhas e outros documentos do setor.

Para tornar-se um auxiliar de contas a receber, é preciso ter o ensino médio completo e conhecimento em Microsoft Word e Excel. Algumas empresas já exigem que o candidato esteja, no mínimo, cursando Administração ou Ciências Contábeis.

O mercado de trabalho é amplo e, para o profissional que trabalha em período integral, a faixa salarial média gira em torno dos R$ 1.500,00 mensais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>