O que faz um assistente de atendimento ao cliente

O assistente de atendimento ao cliente é o porta-voz, o “rosto” da empresa, sempre em contato direto com o público. Para esse tipo de tarefa são imprescindíveis características como o bom relacionamento interpessoal, capacidade para ouvir os clientes e atendê-los em suas necessidades imediatas, e pró-atividade para antecipar o desejo do cliente ou solucionar possíveis problemas.

Todas as empresas necessitam de profissionais capacitados na área de atendimento ao cliente, desde indústrias a empresas prestadoras de serviço. Por isso, é necessário que o profissional empenhe-se no conhecimento dos negócios em que sua empresa atua, bem como a história e organização da corporação. Assim poderá atender aos clientes de forma rápida, passando confiança e agilidade, o que reforça a marca que ele representa.

Eventualmente um assistente de atendimento pode ser responsável por vendas de produtos da empresa. Seja como for, atendendo pessoalmente ou por telefone, realizando vendas ou simplesmente resolvendo problemas, o importante é o bom humor e a alegria em satisfazer seus clientes!

Salário inicial
O salário varia conforme o nível profissional exigido. Para atendimento em balcão o salário inicial varia de um salário mínimo (atendimento simples, sem vendas) até o dobro, acrescido de comissões (para vendedores). O mesmo vale para atendimento eletrônico (por telefone ou computador). Também existe profissionais de nível superior (relações públicas, por exemplo), com salário inicial em torno de R$ 1.200,00.

O que estudar?
Os níveis básicos (tanto atendimento pessoal quanto via telefone), costumam exigir ensino médio (antigo “segundo grau” completo), embora seja desejável cursos de formação, que ensinam técnicas básicas de relacionamento interpessoal e até postura e dicção. Existem cursos superiores como Relações Públicas e Comunicação Institucional, tanto em nível técnico (ou tecnológico) quanto bacharelados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>