O que faz um assistente contábil

O assistente contábil exerce sua função na área de contabilidade de uma empresa ou escritório. Dentre suas funções estão:

  • Exercer balancetes;
  • Calcular impostos (PIS, CONFINS, ICMS, etc);
  • Verificar impostos retidos;
  • Classificar a contabilidade;
  • Contatar o cliente;
  • Analisar contas patrimoniais;
  • Lançar folhas de pagamento;
  • Lançar fechamentos fiscais;
  • Executar baixas de recebimento;
  • Revisar as movimentações bancárias;
  • Solucionar pendências;
  • Organizar documentações referentes à contabilidade da empresa, etc.

Para tornar-se um profissional da área é preciso ter cursado ou estar cursando Ciências Contábeis (o curso dura em média 4 anos e é oferecido em universidades públicas e particulares).

Além disso é fundamental que o profissional tenha bom conhecimento nos programas Word e Excel.

24 Comentários

  1. niqueila

    5 de setembro de 2011 às 11:11

    Estou fazendo um curso de assistente contabil de 5 meses, então não posso exercer o que aprendi?
    Por que o dito acima foi que era necessario estar formado ou cursando ciências contábeis.
    Me mande a sua resposta por Email.

  2. Fabiana

    22 de novembro de 2011 às 10:00

    Niqueila,

    Isso não lhe impede de exercer a profissão, contudo cursos de 5 meses de duração são introdutórios e não é isso que as organizações procuram.

    Se seu intuito é seguir a profissão contábil, tenha em mente que trata-se de uma profissão de aperfeiçoamento contínuo.
    Comece por um curso técnico em Contabilidade, geralmente exigido pra exercer o cargo de auxiliar contábil.
    Faça graduação em Ciências Contábeis e sequencie seus estudos especializando-se em uma área (pós-graduação, mba, mestrado, doutorado, etc.), pois a Contabilidade é muito abrangente (custos, patrimônio, auditoria, controladoria, rural, etc.). Só assim poderá atuar como analista contábil, Controller, Contabilista, Auditor, etc…

    Sucesso em sua carreira.

  3. tatyane

    24 de novembro de 2011 às 20:13

    estou fazendo um curso de auxiliar contabil e gostaria de me aprimorar o que fasso

  4. Kamila

    3 de janeiro de 2012 às 11:23

    Tatyane,
    primeiramente você faz umas aulas extras de português, para poder aprender a escrever a palavra “faço”.
    Depois você faz um curso em uma instituição da sua escolha.

  5. Diego

    26 de fevereiro de 2012 às 19:14

    Ola,
    Tenho muita vontade de fazer o curso, pois penso que é uma profissão bastante promissora, com salários sastifatórios. Mais nuncame dei muito bem com matemática durante minha vida academica.
    O que devo fazer?

  6. Itana

    15 de março de 2012 às 11:10

    Diego,

    Sou graduada em Ciências Contabeis, e a contabilidade não é uma ciência exata é uma ciência humana, as pessoas confundem muito isso e acham que contabilidade é sinonimo de matemática e isso é um grande erro, para exercer a profissão contabil vc precisará da matemática básica, e um pouco da financeira, mas n é muito, leia um pouco mais sobre a area e veja se lhe interessa, eu particularmente adoro!!

  7. cristiane

    21 de março de 2012 às 13:15

    Faço faculdade de Letras e no momento um curso de Gestão Empresarial,pelo qual abrange os cursos de Auxiliar Administrativo, Assistente Contábil etc.
    Enfim, houve uma vaga no mercado de trabalho. Gostaria de saber se tenho chance a vaga de Assistente Contábil?

  8. ana carolina

    25 de junho de 2012 às 16:57

    oi,
    Estou no 3º período indo pra o 4º em Ciências contábeis, e não tenho experiência no ramo porque não fiz um curso técnico. O que eu poderia colocar em meu curriculum, quando me perguntam em que vaga quero estagiar? E os cursos extra- curriculares que fiz não foram tão úteis assim, aprendi muito pouco. Devo colocar esses cursos no meu curriculum?
    Obrigada pela atenção e por favor respondam- me pelo e-mail.

  9. Roberta

    20 de julho de 2012 às 16:53

    Qual o salário médio de um Assistente Contábil? Obrigada.

  10. Renato

    22 de agosto de 2012 às 17:36

    Roberta
    Sou formado em Ciências Contábeis, o salário médio de um assistente contábil varia muito de região para região e também do porte das empresas, mas geralmente fica entre 680.00 minimo e 910.00 máximo e de pende também da capacidade e da habilidade do assistente na lida das rotinas administrativas, pois não basta apenas entender de contabilidade, tem de possuir um conhecimento global dos processos administrativos.

  11. alex silva

    24 de agosto de 2012 às 19:38

    fiz o meu curso de auxiliar de contabilidade por 3 meses, e quando terminei logo começei de assistente por 4 meses, será que conseguiria arrumar um serviço nesse ramo…

  12. thamara

    20 de setembro de 2012 às 18:39

    nossa! fiquei mais incentivada a fazer o curso,depois de ver esses depoimentos,pois estava indecisa ao escolher essa profissao…

  13. Thalita

    3 de novembro de 2012 às 7:36

    Matemática também não é meu forte, nunca fui boa em cálculos. Realmente engana-se quem pensa que contábeis é uma matéria de exatas.

  14. Vinicius

    22 de março de 2013 às 13:40

    Olá, gostaria de ter um auxilio, sou formado em Ciências Contábeis, logo que estava para terminar meu curso ingressei em uma especialização MBA Auditoria e Pericia Contábil, só que desde o inicio dos meus estudos não consegui trabalhar na área, tendo somente as aulas da faculdade sem ter nenhuma experiência será difícil de conseguir trabalhar na área Contábil?

  15. LUCINEIDE MARIA DE LIMA

    2 de maio de 2013 às 8:45

    bom dia
    faço 4 semestre em ciencias contabeis, trabalho na contabilidade do hospital ou seja eu faço quase todo trabalho e o contador so vem conferir as conta banco quer dizer faço 90% do trabalho dele, ate imprimir livro razao e diario eu imprimo. nesse caso sou o que pra ele? posso exercer a função como contabilista ou tenho que esperar ate me formar? amo a contabilidade de paixao.

  16. Renata Texeira

    24 de outubro de 2013 às 15:20

    Estou fazendo um curso de assistente contábil de 10 meses, então não posso exercer o que aprendi?
    Por que o dito acima foi que era necessário estar formado ou cursando ciências contábeis.
    Me mande a sua resposta por Email.

  17. Laís

    25 de outubro de 2013 às 19:54

    Olá, sou formada em Ciências Contábeis, fiz alguns cursos e estou pesquisando em qual área quero me especializar…Mas estou achando muitoo difícil de ingressar no mercado de trabalho, pois em todos lugares que abrem vaga, pedem pessoas com experiência comprovada e pelo vi e muitas pessoas me falam, a faculdade é muito mais teoria do que prática, ou seja, só aprenderemos mesmo trabalhando na área. Agora…como conseguir um emprego sem a bendita da experiência???

  18. Rodrigo

    25 de outubro de 2013 às 21:43

    Olá, estou terminando o 1ª ano da faculdade de ciências contábeis e vou concorrer a uma vaga de assistente de serviço contábil, além disso eu já tenho um curso de Rotinas Administrativas e de informática.Será que é possível eu já trabalhar como assistente de serviço de contabilidade? desde já agradeço pela atenção.

  19. Adriana melo barbosa

    4 de janeiro de 2014 às 23:16

    _Olá! estou exercendo um curso a distância de auxiliar de contabilidade,e gostaria de me informar se apos o termino deste curso,poderei ou poderia ingressar no mercado de trabalho,e se assim possivel,
    _Quanto ganharia, sendo aqui na PARAIBA?por favor,se alguem com essa experiencia souber me ajudem a ficar informada,desde ja agradeço antenciosamente.

  20. leandra Ramalho

    23 de janeiro de 2014 às 21:35

    Estou cursando o 8° período de ciências contábeis,atualmente sou auxiliar administrativo, posso ser promovida a assistente contábil mesmo não sendo formada?

  21. gleide

    25 de janeiro de 2014 às 8:35

    eu estou fazendo um curso de assistente contabil com duraçao de cinco meses entao eu nao posso exercer o que eu aprendi, pelo que entendi tem que ser formado ou esta cursando faculdade é issso mesmo me mande alguma resposta poe email por favor.

    • assistente contabil

      10 de maio de 2014 às 16:39

      vc pode sim entrar na área sem ser formado.

  22. MAURO

    28 de fevereiro de 2014 às 17:30

    Uma pessoa que faz 03 ano de técnico contábilidade e em seguida faz 04 anos de ciências contábeis,e não trabalha na área, terá muita dificuldade para aprender, imaginem quem faz curso de alguns meses, provavelmente não vai entender nada, contabilidade não é apenaas débito e crédito, existem reulamentos e normas que devem ser entendida e aplicadas no dia a dia.

  23. Anna

    16 de junho de 2014 às 18:02

    Estou pensando em fazer um curso de 4 meses de assistente de contabilidade, para ver se é isso mesmo que quero, e iniciar a faculdade.
    Gostaria de saber se com esse curso consigo algo na área ou não.
    Fico no aguardo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>