O que faz um analista químico

Um analista químico é um profissional que tem um amplo rol de setores industriais nos quais pode atuar, tais como a indústria de papel, petróleo, alimentos e plástico, bem como em laboratórios de consultoria. Entre as tarefas que este profissional pode realizar estão análises laboratoriais qualitativas e quantitativas para determinação de qualidade, novos produtos e formas de fabrico, novos tipos de análise e metodologias.

Para atuar nessa área o indivíduo deve ter graduação na área de química e um grande conhecimento de outras áreas científicas como física e biologia. Adicionalmente, existem especializações que podem facilitar o exercício da profissão e alavancar a carreira do analista químico, sendo que pós-graduações relacionadas com gestão de qualidade, tratamento de efluentes industriais, operação em plataformas de petróleo e técnicas diferenciadas de análise instrumental.

Tendo um amplo espectro de atividade, o analista químico é um profissional bastante requisitado. A demanda para pessoal qualificado para preencher este cargo é relativamente grande, especialmente para as áreas industriais. No ramo do petróleo em específico a demanda por pessoal qualificado está diretamente relacionada com novos pontos de extração e com a exploração da cama pré-sal é de se esperar que haja uma procura por profissionais qualificados no ramo da química com especialização em petróleo e gás.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>