O que faz um analista de testes

Um analista de testes é um profissional de TI que tem como função criar sistemas e gerar roteiros de automação de testes, fazendo a análise, homologação de sistemas e avaliação dos resultados de cada ciclo.

Seu trabalho visa detectar e reparar erros em sistemas, emitindo relatórios com base nos indicadores e facilitar processos de certificação de softwares.

Para tornar-se um profissional da área é preciso ter ensino superior completo em Sistemas da Informação, Ciências da Computação, Engenharia da Computação ou áreas afins. No curso de Ciências da Computação, por exemplo, encontra-se disciplinas como: Análise Numérica; Métodos Estatísticos; Engenharia de Software; Sistemas Operacionais; Modelagem e Simulação.

Para ser um bom analista de testes é necessário ter conhecimentos em simuladores, Java/J2EE, XML. Experiência com softwares específicos para a função, como o HP LoadRunner, também pode ser de grande importância. Outras competências favoráveis ao profissional são: habilidade de trabalhar em equipe, organização e boa comunicação.

Um analista de testes pode trabalhar em empresas públicas e privadas dos mais variados setores. A faixa salarial, para uma jornada de 40 horas semanais, varia entre R$ 2.000,00 e R$ 5.000,00 mensais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>