O que faz um analista de RH

O analista de recursos humanos tem como principal função oferecer suporte à organização pessoal de uma empresa visando a integração dos seus setores.

Entre as principais atividades deste profissional vale destacar:

  • O recrutamento e seleção de candidatos;
  • O fechamento da folha de pagamento e da folha de ponto;
  • O desenvolvimento de pesquisas sobre a satisfação dos empregados;
  • O planejamento e coordenação de treinamentos internos e externos;
  • A revisão de planos de cargo e salários;
  • O desenvolvimento de dinâmicas de grupo e outras ações motivacionais.

O mercado de trabalho é, de certa forma, competitivo e o salário fica em torno dos R$2.500,00 para o profissional com curso superior completo (Gestão de Recursos Humanos ou em Psicologia).

14 Comentários

  1. Marjorie

    22 de agosto de 2011 às 11:35

    Descobri minha vocação. Agora vou correr atrás.

  2. Leila

    25 de agosto de 2011 às 7:05

    Valeu! Nunca imaginei que fosse tão interessante a função de um analista de RH. Me identifico muito com esse tipo de trabalho,espero um dia alcançar meus objetivos e me realizar profissionalmente

  3. João

    3 de setembro de 2011 às 12:24

    Eu trabalho com departamento pessoal, que é uma subárea do RH. Para quem pensa em seguir carreira, sugiro que pesquise melhor sobre o mercado pois entre a teoria e prática existe muita confusão. Algumas empresas contratam profissionais de RH para exercer funções burocráticas, enquanto as funções estratégicas são desempenhadas exclusivamente por diretores formados em áreas diversas. Já fiz cursos, leio bastante e conheço a dinâmica desta profissão em nível micro, e posso lhes garantir que tornar-se um bom analista dependerá de sua trajetória e conhecimento de basicamente tudo. Como bem descrito no texto, as funções variam desde a folha de pagamento até os níveis estratégicos, que é o nível cujo espaço o profissional encontra somente em grandes empresas. E, ainda, existe a questão da legislação trabalhista que o profissional precisa conhecer para acompanhar a rotina dos empregados, o Brasil possui uma legislação bem arcaica, fato que desestimula o consenso entre trabalhadores e empresas pois garante muito mais direitos ao empregado do que deveres, sindicatos pressionam as organizações e por trás disso existe muita política interesseira para incentivar conflitos e líderes se beneficiarem. Sendo assim, lidar com diferenças de poderes e agir com justiça pode se tornar desgastante para o profissional, cuja missão é promover maior qualidade de vida, mas infelizmente para a maioria da classe trabalhadora o que importa é ter seus direitos garantidos pela empresa, o que nem sempre se cumpre e o entendimento nessas circunstâncias é solucionado apenas na justiça.

  4. Francielle

    22 de março de 2012 às 22:28

    Eu gostaria muito de trabalhar como analista de recursos humanos, mais tenho uma duvida e gostaria que ela fosse esclarecida a que por pessoas que já atuam no mercado, se eu fizer o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos que tem a duração de 2 anos, já posso trabalhar na areá? ou preciso fazer algum curso de graduação mesmo, como psicologia ?

    Aguardo ajuda!

  5. Vicente

    29 de março de 2012 às 21:39

    Acredito que não será necessário inicialmente fazer uma graduação, mas dependendo da área que você deseja trabalhar será necessário o curso de psicologia ou de administração.Inicialmente você não vai conseguir um cargo que ganha bem, mas com o passar do tempo e com sua experiência provavelmente irá conseguir.

  6. Nicodemos Jovo

    13 de julho de 2012 às 11:32

    Olá pessoal,

    Cá em Moçambique está uma confusão quanto a estas nomeclaturas de Gerente/Analista de RH. Anteriorimente as disignações eram Gestor, Tecnico e Assistende de RH.
    Com a entrada de grandes empresas como Vale, Rio Tinto, Anadarko e muitas outras, foram criamdo estas novas posições para o mercado.
    A questão do fundo é que muitos dos aspirantes não sabem e não te ideia das funcionalidades dum Gerente/Analista de RH.
    Neste Momento que escrevo acabam de sair duas vagas, uma para analista e outra para Gerente de RH vejam so os requesitos para Gerente:
    •Mínimo de 10 anos de experiência em Gestão e Administração de Recursos Humanos
    •Nível superior completo em Administração de Empresas, Psicologia, Gestão de Recursos Humanos, Sociologia das Organizações e/ou áreas afins
    •Nível avançado de língua inglesa
    •Domínio de MS Office
    •Disponibilidade para efectuar viagens para dentro e fora do país

    ANALISTA:
    •Mínimo de 6 anos de experiência
    •Nível superior completo em Administração de Empresas, Psicologia, Gestão de Recursos Humanos, Sociologia das Organizações e/ou áreas afins
    •Nível intermédio de língua inglesa
    •Domínio de MS Office
    •Disponibilidade para efectuar viagens para dentro e fora do país

    Nota:Algumas agencias não facilitam quando anunciam as vagas!

  7. gir

    13 de agosto de 2012 às 19:22

    Nossa!!! que confusão tambem ja passei por esse processo onde uma certa empresa queria um(a) analista de RH. No momento fiquei assustada mais depois fui pesquisar e saber o que faz um analista de RH. Posso dizer que é a mesma coisa, onde na situação que passei a organização qria de fato uma pessoa graduada em recursos humanos.

  8. Edvaldo Bernardo

    25 de agosto de 2012 às 7:54

    Eu acho esses comentários muito agressivo,sou graduado em Adminstração de Empresas,Pos graduado em Recursos Humanos,tenho 06 anos de experiências nas área,na empresa onde eu trabalho tem vários Analistas,tanto psicólogo como Gestor de RH,me desculpe os psicólogos,e essa pessoas que comentou sobre o tempo do curso de Psicologia e RH,os gestores de RH dão de 10 a 0 nos psicologos, Psicologo estudam 05 anos mais não tem haver com RH.uma displina só.
    Enquqnto o Gestor de RH estuda 02 anos totalmente dentro da área.
    obrigado,mais eu gosto dos dois profissionais.

  9. Carlos Augusto

    12 de outubro de 2012 às 15:18

    ola gostaria de saber sobre a idade que eu posso fazer o Curso de Analista de Recursos Humanos , e gostaria também se alguém sabe onde eu possa fazer esse curso no estado de Minas Gerais . Obrigado !

  10. Renato Lima

    2 de julho de 2013 às 13:23

    Amigos!!! Sou estagiário de RH, estou adorando, todo dia temos situações que nos permitem aprender, comecei apenas arquivando documentos, depois comecei a tomar conta do ponto de 20 esatgiarios e agora vou pro DP…estou adorando, espero aprender o maximo possivel para logo estar no mercado de trabalho.
    Vale a pena!!!

  11. Renato Lima

    2 de julho de 2013 às 13:26

    Carlos Augusto, a partir de 18 anos, vc precisar ingressar no curso superior. Escolha uma faculdade para ingressar e realizar o curso de gestão em RH.

  12. Rafaela

    21 de julho de 2013 às 21:01

    Realmente Edvaldo, gestores formados em rh possuem uma formação mais direcionada…porém psicologos são os UNICOS que podem utilizar testes psicologicos (um diferencial que nenhum outro pode) Acredito que uma visão humanizada faz muita diferença em uma empresa que só pensa em lucros e nada de pensar em seus funcionários. O perfil do profissional faz toda a diferença, existem muitos psicologos que estão na área de rh totalmente completos.

    Acredite, um psicologo com pós em gestão de rh é muito mais completo que profissional que só possuem a graduação em RH!

    ABRA SUA MENTE!

  13. KENNYA

    5 de setembro de 2013 às 10:16

    Não acho interessante os psicólogos fazerem o papel Gestor de RH.

  14. Luiz Vieira

    7 de novembro de 2013 às 11:24

    Não vejo necessidade das duas funções para trabalhar no setor mas também penso que uma pode completar a outra sem nenhum problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>