O que faz um analista de logística

O analista de logística é o profissional que trata da armazenagem, transporte e distribuição dos produtos de uma determinada empresa.

As suas principais funções são:

  • Otimizar os processos relativos ao armazenamento, transporte e distribuição dos produtos;
  • Gerir as redes de distribuição;
  • Negociar com os outros intermediários;
  • Conhecer bem o estoque;
  • Cuidar da embalamento e transporte adequados dos objetos;
  • Zelar pela manutenção da qualidade dos produtos, em especial, dos produtos alimentares.

O analista de logística deverá ser dinâmico, ter bons conhecimentos contabilísticos e de gestão e estar atento ao mercado.

4 Comentários

  1. Alex

    15 de abril de 2012 às 23:49

    A cadeia de abastecimento é um conjunto de ações e processos que possibilitem que o produto chegue ao cliente e que com isto possa agregar valor ao produto, esses processos devem ser integrados com todos os outros, não ficando apenas na movimentação de materiais, tais como: localização da organização, distribuição física, administração de estoque, modo de transporte, fluxo de informações, estimativas, relacionamentos, ou seja comprar, produzir e distribuir. Estes processos devem ser alinhados às estratégias de negócios, devemos entender o que é estratégia alinhar com a cadeia de abastecimento e desenvolver estratégias para a cadeia de abastecimento, podemos citar aqui as estratégias competitivas de Porter: demanda, nível de serviço exigido, estratégia de mercado, produção e TI, administração de estoque, armazenagem, modos de distribuição, políticas de compras, estratégias da concorrência e os objetivos da organização, precisamos entender as organizações que compõem a cadeia de abastecimento que são as organizações de fornecimento, abastecimento e distribuição, o desafio da logística é unir todos os elos da cadeia, de modo que o cliente perceba que a empresa se preocupa com ele, devemos entender a demanda pois podemos avaliar o comportamento do mercado, gerir esta demanda e verificar o impacto desta demanda na cadeia de abastecimento a partir daí podemos dar uma resposta eficiente ao consumidor, entendendo e administrando todos estes processos, tudo isto não pode funcionar se não tivermos uma infra-estrutura de transporte e movimentação que realmente atenda as necessidades pois temos que identificar os meios e os tipos de transporte usar a TI para administrar a frota e administrar estoque, para sermos bem sucedidos é imprescindível algumas habilidades, saber administrar conhecimento, saber conviver com mudanças, buscar mais conhecimento e competências e por ultimo conectar-se com a nova era.

  2. elaine da silva fagundes

    24 de janeiro de 2013 às 10:04

    bom dia!

    Gostaria de ideias sobre o meu trabalho, cuido de fretes, acompanhamento de entrega, devoluções. Como posso desenvolver isso em indicadores?

  3. Joel

    20 de janeiro de 2014 às 9:30

    Bom dia,
    Eu tenho formação logística de Armazenamento e distribuição(2007),devido eu ter atuado como Fiscal de Prevenção de Perdas(segurança), e não como operacional, nunca consegui atuar na área como assistente, analista etc, devido pedirem experiências comprovada em carteira bem como conhecimento específico em software SAP,sendo assim desisti desta área cursei Técnico em Segurança do trabalho, mas percebi que logística é o meu forte.
    Agora estou entrando em uma central de distribuição como prevenção de perdas,onde pretendo ascender me profissionalmente e vou cursar pós graduação, qual a mais promissora no ramo logístico.
    Desde já vos agradeço.

  4. Diógenes

    26 de julho de 2014 às 10:18

    Bom dia,
    formei rescentemente em Logística e presciso melhorar meu excel ,quais as funções , fórmulas e programas necessários para atuar como assistente e Analista de logística.

    Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>