O que faz um analista de infraestrutura

O analista de infraestrutura é o profissional encarregado de planejar, coordenar, fiscalizar, dar assistência técnica e executar projetos e obras de infraestruturas de grande porte.

Esta é uma profissão que faz parte dos quadros da administração pública, pelo que para ter acesso ao desempenho desta profissão é necessário prestar concurso. Há, portanto, um número de vagas limitado e o acesso é restrito aos indivíduos aprovados em concurso público e reconhecidamente capacitados para o desempenho das tarefas inerentes ao cargo.

De acordo com edital de concurso realizado em 2012, existem sete subtipos de analista de infraestrutura, são eles: civil, urbano, energia, geologia/geotecnia, recursos hídricos/saneamento, telecomunicações/eletrônica, transportes. Para o acesso ao cargo é necessário preencher os requisitos dispostos em edital, sendo que estes variam de cargo para cargo e podem variar de concurso para concurso.

Desde de 2008, quando foi pela primeira vez regulamentado o cargo de analista de infraestrutura, já foram realizados três concursos, em 2008, 2010 e 2012. Segundo edital de concurso de 2012, a remuneração salarial de início de carreira ascende a R$ 9.980,25 e os candidatos devem ter diploma ao nível superior reconhecido pelo MEC em uma das seguintes áreas: engenharia, agronomia, arquitetura, geologia ou geografia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>