O que faz um analista de atendimento

O analista de atendimento é o profissional responsável pelo atendimento ao cliente dentro de uma empresa pública ou privada.

Muitas vezes, quando compramos um produto ou adquirimos um serviço e não estamos satisfeitos, ligamos para o SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor – da empresa. Do outro lado do telefone estará o analista de atendimento para responder às suas dúvidas e solucionar o problema.

Este profissional exerce várias funções, entre elas, as seguintes:

  • Realiza levantamentos sobre as necessidades do cliente;
  • Registra as demandas dos clientes e encaminha-as para o setor responsável;
  • Atua em atividades de negociação e cobrança via telefone;
  • Participa da homologação e implantação dos projetos de melhoria do SAC;
  • Faz relatórios sobre as suas atividades mensais;
  • Participa de treinamentos e garante a efetividade e aderência do SAC.

É fundamental que este profissional tenha boa comunicação escrita e verbal, além de ser dinâmico, flexível e saber lidar com situações estressantes.

Quanto ao grau de escolaridade, a maioria das empresas exigem ensino médio completo ou incompleto. A faixa salarial depende da qualificação e da experiência do profissional; um analista de atendimento bilíngue com mais de cinco anos de carreira pode receber até R$ 3.000,00 mensais. Já o salário para iniciantes gira em torno dos R$ 700,00 mensais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>