O que faz um analista contábil

O analista contábil é o profissional responsável por orientar e exercer tarefas ligadas a análise, classificação e conciliação contábil com o objetivo de promover a demanda de pagamentos e recebimentos. Além disso, é este o profissional que prepara balanços e balancetes, elabora relatórios de contabilidade e faz a análise vertical e horizontal de despesas e contas patrimoniais relacionadas ao ativo imobilizado da empresa para a qual trabalha.

A formação básica deste profissional é curso superior em Ciências contábeis. Este curso é oferecido em todo o Brasil e tem as seguintes disciplinas na grade curricular: Contabilidade de custos; Estatística; Direito tributário; Matemática financeira; Análise de custos; Orçamento empresarial; Análise de balanços; Auditoria contábil; Gestão estratégica de custos; Contablidade de responsabilidade social; Planejamento estratégico; Custos logísticos; Contabilidade em Moeda Constante; Marketing; Administração mercadológica; Contratos comerciais; Mercado de capitais; Engenharia econômica, etc.

Além disso, espera-se que o profissional seja objetivo, tenha raciocínio rápido, possua conhecimento avançado em matemática e em Excel.

O analista contábil pode atuar na área de contabilidade de pequenas e grandes empresas. Ele pode também atuar de forma autônoma como consultor empresarial opinando sobre o custo de projetos de uma determinada empresa ou, ainda, ocupar cargos públicos no Tribunal de Contas e prefeituras municipais, por exemplo.

O salário de um analista contábil pode variar entre R$ 2.500,00 e R$ 4.000,00 mensais.

1 Comentário

  1. JANI

    8 de janeiro de 2012 às 12:48

    Bacharel em contabilidade com experiência na área assistente contábil, pode exercer a função de analista contábil? Quando este pede experiência na área.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>