O que faz um agente técnico de saneamento

O agente técnico de saneamento é o profissional que atua em estações de tratamento de esgoto auxiliando na ampliação e manutenção da rede da cidade. Este profissional, por exemplo, participa de projetos de escavações do solo com o intuito de ampliar redes de esgoto ou na escavação de aterros sanitários. Além disso, é tarefa do agente técnico de saneamento participar de projetos de tratamento de água e resíduos.

Vale destacar a importância deste profissional, já que o saneamento básico é fundamental para o desenvolvimento das cidades. Os municípios que não possuem um sistema de esgosto viável põem em risco a saúde da sociedade civil, bem como de rios e lagos.

Para tornar-se um profissional da área é preciso prestar concurso público. As inscrições são geralmente feitas pela internet e custam em torno de 30 reais. O candidato deve ter ensino médio completo. O candidato é submetido a uma prova escrita e avaliação médica. A prova escrita contém questões de Língua portuguesa, Matemática e de Raciocínio lógico. Após a aprovação, o candidato é submetido a um teste de aptidão física.

O salário inicial de um agente técnico de saneamento é de R$ 1.000,00 e a jornada é de 40 horas semanais. Além disso, existem alguns benefícios oferecidos ao profissional contratado, tais como: vale refeição, vale transporte, assistência médica e participação nos lucros.

1 Comentário

  1. jhony

    4 de setembro de 2014 às 20:12

    Operador de saneamento básico e um agente técnico de saneamento é a mesma coisa ??

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>