O que faz um agente de organização escolar

Sendo um cargo mais visto nas instituições públicas, o agente de organização escolar tem papel muito importante dentro das escolas. Esse profissional irá atender a demanda de várias áreas, desde atividades de secretaria até o controle do trânsito de alunos na escola e ao redor.

Para trabalhar como agente de organização escolar é necessário ser aprovado em concurso público oficial e seguir os requisitos do mesmo, que costumam ser: ter mais de 18 anos na época da posse, estar em dia com suas obrigações eleitorais, não possuir registro em outro cargo público, apresentar-se dentro do período com os documentos necessários para a posse.

Além de auxiliar nas tarefas administrativas, o agente de organização escolar zela pelos recursos disponíveis na escola, além de auxiliar na formação dos alunos e interferir em sua conduta,educando com respeito e ética.

Dentre as principais funções, estão: atender a comunidade escolar, registrar e atualizar arquivos cadastrais da escola, controlar a movimentação de alunos, dar suporte as atividades da secretaria. Algumas outras funções podem surgir de acordo com a demanda da própria escola. Nem todas estarão especificadas claramente no momento da posse, mas é necessário ter bom senso para distinguir o que é necessário ser feito para manter um ambiente escolar saudável para todos.

A remuneração de um agente de organização escolar pode variar de acordo com o horário de trabalho, com a localização da escola e com as funções assumidas.

1 Comentário

  1. Rita de Cássia J.Pereira

    23 de maio de 2014 às 20:52

    gostaria de saber sobre cada funçâo desempenada sempre no amparo da Lei.

    -inspetor de alunos;
    -agente esolar;
    -professor coordenador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>