O que faz um agente da ABIN

Antes de especificar o que um Agente da ABIN faz, convém esclarecer que a ABIN é a Agência Brasileira de Inteligência e tem como principal função assessorar a Presidência da República, prestando informações relacionadas ao bem-estar social e à segurança do país.

Existem várias áreas de atuação. Dessa forma, o que um Agente da ABIN faz depende necessariamente do campo de atuação específico. No entanto, em edital, as atividades de um agente são resumidas como de “suporte especializado às atividades decorrentes das atribuições do Oficial Técnico de Inteligência”.

Para exercer funções de Agente da ABIN nas áreas de administração ou tecnologia da informação, o candidato necessita apenas ter concluído o ensino médio. Para atuar nas áreas de edificações, contabilidade ou eletrônica, o candidato necessita ter concluído o ensino médio e possuir diploma de nível técnico na área pretendida.

O acesso ao cargo é por concurso público, que está dividido em três fases (segundo edital de 2010). A primeira fase (eliminatória e classificatória) consiste em provas objetivas, de conhecimentos gerais e específicos, e prova discursiva. A segunda fase, apenas eliminatória, se prende com exames médicos e investigação social e funcional. Por fim, a terceira fase, de caráter eliminatório e classificatório, é o Curso de Formação em Inteligência na Escola de Inteligência (ESINT) da ABIN.

Em relação à remuneração, um Agente da ABIN tem salário de R$ 4.211,04 e uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>