O que acontece com o voto nulo

Muitas pessoas acreditam, equivocadamente, que os votos nulos são diferentes dos votos brancos. Propaga-se a lenda de que votos brancos favorecem os candidatos com mais votos, e de que os votos nulos podem anular uma eleição caso correspondam a mais da metade dos votos.

Um voto é considerado nulo quando o eleitor insere na urna eletrônica um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político.

No sistema eleitoral brasileiro, os votos nulos, assim como os votos brancos, simplesmente são invalidados (descartados) e, de acordo com o próprio Tribunal Superior Eleitoral, não tem o poder de anular uma eleição, porém tem o poder de diminuir as chances de que uma eleição vá a segundo turno, já que votar nulo ou em branco aumentará a chance de vitória do candidato preferido, pois haverá uma menor base de votos válidos.

Portanto, o voto nulo recebe o mesmo tratamento que o voto em branco: deixa de ser computado como voto válido.

7 Comments

  1. Vinícius

    7 de julho de 2012 às 17:37

    Esse negócio de anular eleição só serve em caso de votos anulados pelo TSE, não pelo eleitor.

  2. Ednaldo

    27 de julho de 2012 às 16:37

    Aqui na minha cidade muita gente falava q votar em branco ou nulo iria para o candidato q tinha menos votos na quele momento. So q eu sempre tive minhas duvidas sobre isso! Agora lendo este conteudo acabei tendo certeza do q eu pensava. Valeu ai, obrigado!

  3. João Alves

    6 de agosto de 2012 às 0:47

    Com os políticos que temos no Brasil, que prometem tudo, mas não cumprem nada e desviam o erário. Eu sempre votei nulo, para depois não ficar de conciência pesada e arrependimento.

  4. Renato

    22 de agosto de 2012 às 17:48

    A questão do voto nulo ou branco é bem complexa, muitos pensam que se votarem em branco ou nulo resolveria a situação de corrupção no país, oque muitos não sabem é que, tomar uma atitude destas, está deixando de exercer um direito de participar das decisões do país, pois anular um voto ou simplesmente votar em branco em nada vai afetar os candidatos, por que os favoritos serão eleitos assim mesmo, mesmo que tenham apenas o voto de seus familiares, podemos citar como exemplo, recentemente uma cabeleleira foi eleita vereadora com apenas um voto já ue no partido dela não havia mais concorrentes aptos a assumir como suplente efetivo após a cassação do vereador titular. A melhor forma de ajudar uma nação e escolher bem os candidatos em quem votar, e caso este candidato não cumprir oque prometeu, bastaria apenas na eleição seguinte não o reeleger, se todos usassem este poder de não reeleger tal candidato, muitos politicos iam pensar duas vezes antes de se corromperem ou usar o cargo como cabide de emprego.

  5. Haroldo

    13 de setembro de 2012 às 14:39

    Belo artigo ! Ao contrário de alguns eu voto nulo sem arrependimentos. Sou um homem de meia idade e já passei da fase de achar que o Brasil um dia será um país sério…rs O Brasil é o que é e sempre continuará sendo…rs Sem ilusões !…rs

  6. Darlei

    25 de setembro de 2012 às 13:26

    Infelizmente está realmente difícil encontrar candidatos que realmente são honestos e que trabalhem para o povo. Candidato a vereador prometendo um monte de coisas, porém não é função deles, candidato a prefeito que promete qualquer coisa a qual é indagado, etc…. Votar em branco ou nulo na minha opinião não é um protesto mas sim uma forma de brincar ainda mais com o Brasil. Se não querem votar, que fiquem em casa, não justifiquem o voto, assim você estará realmente protestando. Votar nulo e ficar garganteando isto aos quatro ventos é balela. Ou senão tentem encontrar alguém de confiança que cuide realmente dos interesses da população senão cada vez irá ficar pior.

  7. Walter Alamino

    27 de setembro de 2012 às 19:13

    A Lei é para beneficio deles e não para o eleitor-contribuinte.
    Um grande Estadista já dizia:- Lei? ora Lei…; e outros esquerdista dizem:
    BRASIL UM PAÍS DE…. T O L O S .
    Brasileiro tem que se conformar por ter nascido aqui e quando não tem recursos para cair fora, pois a única saída deste País é o aeroporto de Cumbica e do Galeão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>