Minha Casa Minha Vida

O Minha Casa Minha Vida é um programa habitacional do Governo Federal que oferece subsídios para a compra da casa própria para famílias de renda mensal de até 10 salários mínimos, visando diminuir o elevado déficit habitacional brasileiro.

O programa Minha Casa Minha Vida prioriza famílias com renda familiar mensal de até 3 salários mínimos, oferecendo para estas famílias subsídio integral com isenção de seguro, isenção de custos de registro de imóveis e as prestações podendo comprometer até 10% da renda, por 10 anos.

Para as famílias com renda mensal de 3 e 6 salários mínimos, o Governo Federal paga até R$ 23 mil na entrada do imóvel (de acordo com a região e com a renda específica). Há, para esta faixa, o comprometimento máximo de até 20% da renda para pagamento da prestação, redução de 90% dos custos cartoriais para registro do imóvel e refinanciamento, por meio do Fundo Garantidor, de parte das prestações em caso de perda da renda.

Já para as famílias na faixa de renda de 6 a 10 salários mínimos, há um estímulo à compra de casa própria com redução dos custos do seguro e acesso ao Fundo Garantidor, redução de 80% dos custos cartoriais para registro de imóveis e refinanciamento de parte das prestações em caso de perda da renda, por meio do Fundo Garantidor.

As parcelas só começam a ser cobradas quando o imóvel estiver pronto, não sendo assim necessário pagar aluguel e prestação ao mesmo tempo.

Entre as condições para participar do Minha Casa Minha Vida, estão:

  • Estar enquadrado na faixa de renda familiar do programa.
  • Não possuir casa própria ou financiamento.
  • Não ter sido beneficiado anteriormente em programas de habitação social do governo.
  • Registro do imóvel preferencialmente em nome da mulher.

Não há análise de risco de crédito.

Para maiores detalhes, consulte a cartilha completa do programa, elaborada pela Caixa Econômica Federal.

1 Comentário

  1. Fábio Antonio de Oliveira

    10 de dezembro de 2013 às 14:38

    Gostaria de comprar um terreno no valor 60.000,00 na cidade de Rondonópolis, e eu trabalho na Prefeitura de Guiratinga desde 02 de maio de 1989.
    qual as condições para pagar a longo prazo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>